Cuiabá, 25 de Abril de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019, 12:50 - A | A

31 de Janeiro de 2019, 12h:50 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / MURIEL TEGON

Ganância x Negligência

A Vale que não atribui valor nenhuma a vida humana



É dessa maneira que ficará marcado a tragédia ocorrida no início da tarde da última sexta-feira (25), sobre o rompimento da barragem do Vale, na Mina Feijão em Brumadinho - MG.

Durante um bate-papo com o fotojornalista Marlon Max, Capixaba de 32 anos que está concluindo a universidade de jornalismo e esteve presente desde a madrugada de sábado até terça (29), realizando a cobertura de fotografia documental na busca por corpos e sobreviventes, fica explícito a sensação de tristeza e revolta que envolve toda a tragédia.

"A tragédia tem uma proporção muito maior do que todo trabalho jornalístico é capaz de mostrar. O olhar é de desesperança das pessoas que perderam tudo, suas casas e seus entes queridos."

"Parentes e amigos dos funcionários da Vale relataram que os mesmos já falavam sobre os riscos que a barragem visualmente oferecia com rachaduras e vazamentos. A negligência da segurança humana e ambiental pelo lucro é a causa da tragédia. O sentimento que fica é que se o lucro não fosse tão importante eles desativariam a barragem e encerrariam as operações até que fosse criado um plano de esvaziamento da barragem e fizessem uma adaptação para um novo sistema mais seguro e mais moderno, o que será feito agora."

A Vale foi criada em 1942 no governo de Vargas, sendo privatizada diga-se de passagem a "preço de banana" durante o governo FHC. Sem isentar o crime cometido pela Vale, é necessário mencionar a irresponsabilidade de todos os governos pela falta de investimento em números de técnicos para que a fiscalização e monitoramento seja cumprido com eficiência e rigor. O que é um absurdo após a última tragédia de rompimento de barragem há 3 anos em Mariana.

Das 24 mil barragens no Brasil, apenas 780 passaram por fiscalização.

Fica a pergunta: qual será a próxima?

Texto por Muriel Tegon
Fotos por Marlon Max

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Comente esta notícia