Cuiabá, 25 de Abril de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018, 15:27 - A | A

17 de Janeiro de 2018, 15h:27 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / SEBASTIÃO CARLOS GOMES

Homenagem a Luiz Carlos Ribeiro

SEBASTIÃO CARLOS GOMES



53b0c31e1e35ca05f92837792337edd7.jpg

 

Pode ser um lugar comum, mas não há como deixar de repeti-lo num instante de lamento. O passamento de Luiz Carlos Ribeiro causa um vácuo em nossa escassa história do teatro em Mato Grosso.

 

        

 

Conheci-o, através dessa sempre presente e ativa Lúcia Palma, em 1974, numa das minhas esporádicas vindas a Cuiabá.

 

 

 

Fui a um sarau e lá estava ele declamando, com a mesma ênfase e a perfeita locução de sempre. Desde então mantivemos um relacionamento de fraterna amizade.

 

 

 

Acompanhei o seu esforço, quase solitário, de organização dos grupos teatrais amadores em Mato Grosso, como cofundador, e depois presidente, da Federação Mato-grossense de Teatro (Femata).

 

 

 

Posteriormente, se tornaria um dos diretores da Confederação Nacional de Teatro, a Confenata.

 

 

 

Ator e diretor autodidata alcançou o auge no inicio dos anos oitenta quando participou do Projeto Mambembão, atuando como ator e assistente de direção de “Rio Abaixo- Rio Acima, ou Ergue o Mocho e Vamos Palestrar”.

 

Essa peça, de autoria e sob a direção de Maria da Gloria Albués, a “Glorinha”, outra figura marcante do teatro e da cultura atual mato-grossense, recebeu elogios de importantes críticos, um dos quais, o respeitado Yan Michalski, que a indicou para receber dois prêmios mambembes.

 

 

 

Nesse período, escreveu e dirigiu “Gudibai Meu Boizinho”, peça que apresentaria em diversas comunidades rurais e pequenas cidades. Depois viria a trilogia “Pelos Cotovelos”, “A Virgindade Contestada” e “Vespa Sete”, escritas e dirigidas por ele.

 

        

 

Em 2006, LC publicaria o seu primeiro texto não teatral, o livro de contos “A Mala de Fugir e Outras Histórias”. No entanto, a atração do palco lhe era tão vital que logo ele o adaptaria para uma peça, com o mesmo nome, na qual atuou como ator.

 

 

 

Em 2009, com esse incansável Flávio Ferreira, diretor da Companhia Cena Onze encenam a peça “Fica, Pedro”, de sua autoria, uma biografia do bispo Pedro Casaldáliga.

 

        

 

Quando estive, pela segunda vez, presidente da AML promovi uma série de palestras e apresentações musicais, abrangendo todas as áreas da cultura.

 

 

 

Luiz Carlos fez uma excelente apresentação sobre a história do teatro em Mato Grosso, abordando aspectos até então pouco conhecidos. Vi-o pela ultima vez na comemoração do Centenário de Manoel de Barros, em evento realizado na Universidade federal.

 

 

 

A dicção, o gesto correto, a cadencia estudada, numa comunhão perfeita do interprete com o texto interpretado eram a sua marca.

 

        

 

Luiz Carlos Ribeiro, o ator e o ativista cultural, será recordado sempre não somente pelos amantes da arte teatral, mas por todos aqueles que tiveram a oportunidade de com ele conviver.

 

 

 

A figura de aparência tranquila, o seu conhecimento discreto, a cordialidade na melhor tradição cuiabana estão inscritas em sua trajetória.

 

        

 

O artista curva-se em reverência ante a plateia. É o ato final. O adeus vem com um leve sorriso. A satisfação do papel desempenhado com empenho e amor. Descerram-se as cortinas.

 

 

 

A vida continua ... 

 

 

 

SEBASTIÃO CARLOS GOMES DE CARVALHO é membro da Academia Mato-Grossense de Letras. Historiador, publicou, entre outros, “No distante Oeste a primeira crítica teatral no Brasil”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia