Cuiabá, 26 de Abril de 2024

GERAL Quinta-feira, 07 de Março de 2019, 17:37 - A | A

07 de Março de 2019, 17h:37 - A | A

GERAL / NA UFMT

Em 8 dias, pelo menos 20 gatos e 8 filhotes de capivaras morrem envenenados

Vithória Sampaio
Única News



Em períodos de feriados prolongados, o abandono de animais aumentam na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Durante os últimos oito dias, período do carnaval, foi identificado a morte de 20 gatos e 8 filhotes de capivaras com suspeita de envenenamento na universidade.

Um levantamento feito por ONGs e protetores de animais apontou que entre 700 e 800 gatos vivem na UFMT. De 2017 até este ano, pelo menos 300 já morreram envenenados.

A universidade ainda tenta parceria para que os gatos sejam castrados para não proliferarem e impedir que mais gatos sejam mortos.

Em nota, a universidade repudiou o ato de abandono dos animais e vai abrir um procedimento para tentar descobrir quem está envenando os animais.

“A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) repudia quaisquer atos de maus tratos aos animais, que se configuram crimes, com pena de detenção e multa previstas em lei, e devem ser denunciados às autoridades competentes. As denúncias recebidas pela UFMT são transformadas em processo e, a partir do empenho de suas unidades administrativas, apuradas.

A Universidade também discute a temática, visando a promover conscientização e reduzir as ocorrências de violência, de qualquer espécie, contra animais. Como foi o caso da realização da palestra “Manejo de animais abandonados em campi universitários: o que fazer?”, ministrada por especialista convidado pela UFMT, que teve por objetivo ampliar a discussão e envolver a sociedade em geral nessa luta que é de todos. O referido evento foi resultado de grande mobilização da comunidade universitária, incluindo a Administração, o Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária, entidades e militantes de defesa dos animais.

A UFMT segue aberta ao diálogo com todos os setores – poder público, comunidade acadêmica e entidades não-governamentais – para buscar soluções para o abandono de animais no Câmpus de Cuiabá, uma vez que, além de um problema de responsabilidade social, é de saúde pública. Além disso, a Instituição pede a colaboração de todos para denunciar os maus tratos.”

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

(Foto:Reprodução TVCA)

Comente esta notícia