Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Domingo, 03 de Fevereiro de 2019, 08:30 - A | A

03 de Fevereiro de 2019, 08h:30 - A | A

CIDADES / EM MATO GROSSO

Ibama fiscaliza redes sociais após publicação de vídeo abatendo tartaruga

Claryssa Amorim
Da Redação



Após a divulgação de vídeos em que aparece dois homens pescando uma tartaruga e em seguida, preparando para comer, fiscais do Ibama em Mato Grosso começaram a monitorar as redes sociais para identificar e punir as pessoas que publicam fotos ou vídeos de pescas e abatimentos de animais proibidos. A multa nesses casos é de R$ 5 mil de animais abatidos.

Segundo a superintendente do Ibama no Estado, Lívia Martins, os crimes ambientais são variáveis entre pescas, caças e desmates ilegal.

“Nós tentamos identificar a autoria de quem foi, em geral, temos recebidos muitas denúncias, então a sociedade tem um papel muito importante, pois ele muitas vezes, consegue identificar a autoria da postagem e nos traz informações complementares sobre os locais e, isso nos ajuda muito”, comentou Lívia em entrevista à TV Centro América.

O Ibama, por exemplo, está investigando cerca de 50 vídeos postados nas redes sociais sobre o abatimento de uma harpia – espécie de Gavião -, que está ameaçada de extinção.

Caso comprovado, o acusado irá ter que pagar uma multa, devidamente cobrada pela Justiça, além de quando ser crime ambiental, responderá judicialmente e uma ação civil pública do Ministério Público.

Sobre os vídeos mostrando a pesca e o abate de uma tartaruga, o Ibama informou que foi gravado no município Luciara (a 1.180 km de Cuiabá). Duas pessoas foram identificadas e intimadas para prestar depoimento.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia