Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, 08:19 - A | A

28 de Janeiro de 2020, 08h:19 - A | A

CIDADES / ÚNICO DA CAPITAL

MEC aprova implantação de residência médica no Hospital Municipal de Cuiabá

Única News
Com assessoria



O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) - considerado pelo Ministério da Saúde como uma das três melhores e maiores unidades de saúde público do Brasil -, será o primeiro hospital de Cuiabá a oferecer Programa de Residência Médica. Com foco em ortopedia, traumatologia e medicina intensiva, o projeto será coordenado pela Comissão de Residência Médica da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (COREME/ECSP).

O Programa, que também beneficiará o Hospital Municipal São Benedito, se destacou como o único da Capital que, após ser analisado por técnicos de todas as comissões e órgãos reguladores estaduais e nacionais, recebeu aprovação do Ministério da Educação (MEC) para ser implantado em 2020.

De acordo com coordenador da Comissão, Dr. Alberto Bicudo Salomão, a unidade passou por diversas visitas técnicas das Comissões Nacional de Residência Médica (CNRM) e Estadual de Residência Médica (CEREM-MT), além do setor de Residência Médica do MEC.

“Juntos eles vistoriam o HMC e o São Benedito para avaliar as estruturas e as documentações necessárias, vislumbrando apreciação final ao CNRM em Brasília. Após todos os trâmites legais, tivemos a grata satisfação de saber que o Coreme/ECSP foi o único de Cuiabá a receber a aprovação para a abertura do programa, que consiste na especialização exclusiva para médicos na modalidade lato sensu, que constitui padrão ouro na formação de especialistas na medicina brasileira”, disse o médico.

Segundo o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Alexandre Beloto, a aprovação coroa os esforços pela valorização dos servidores e dos pacientes.  “Ao ofertarmos as especializações médicas teremos os melhores profissionais atuando no HMC e São Benedito, somando para o bom atendimento da população, exatamente como preconiza a gestão Emanuel Pinheiro.”

Para o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), tanto a aprovação do MEC, quanto os frutos que a Coreme trarão para os dois hospitais cuiabanos, farão com que Cuiabá torne-se uma referência para a medicina brasileira. 

“Isso laureia o trabalho que estamos fazendo para virar a página da Saúde em Cuiabá e demonstra que estamos no caminho certo”, afirma.A entrega do HMC, que começou com um sonho também está levando toda a garra do nosso povo como uma Cuiabá que dá certo. Começamos a deixar pra trás uma Saúde deficitária para dar lugar a 20 anos de avanço no SUS de Cuiabá, como de case sucesso brasileiro”, destacou.

Os candidatos às Residências Médicas do Coreme serão escolhidos por meio de processo seletivo, que será realizado nos próximos meses. Interessados em concorrer às vagas podem se  inscrever por meio do site, Clique aqui, até 03 de fevereiro.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia