Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 27 de Março de 2019, 10:00 - A | A

27 de Março de 2019, 10h:00 - A | A

CIDADES / ÚNICA NEWS 300 ANOS

Pontos turísticos e históricos fazem de Cuiabá um patrimônio brasileiro

Elloise Guedes
Única News



(Foto: Mayke Toscano)

Cuiabá 300 anos

 

Cuiabá é uma cidade cheia de charme e encantos naturais. É uma das portas de entrada da Floresta Amazônica. A capital mato-grossense conta com parques, museus e tem muita história para contar. Em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, o site Única News separou uma lista de pontos turísticos da cidade.

Cuiabá tem diversos atrativos turísticos por estar situada em uma região de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) e o Pantanal, e por ser um município muito antigo, com um patrimônio histórico importante.

A arquitetura da área urbana inicial de Cuiabá, como em outras cidades históricas brasileiras, é tipicamente colonial com modificações e adaptações a outros estilos com o tempo.

Centro histórico

Fundada em 1719, com a descoberta de ouro em abundância, Cuiabá transformou-se em uma das maiores cidades do Brasil em menos de duas décadas. No entanto, passada a corrida do ouro, a verde capital do velho oeste brasileiro teve de resistir a longos anos de esquecimento.

Rua do meio, rua de baixo e rua de cima, Beco do Candeeiro. Cuiabá guarda em suas ruelas muitas relíquias do período colonial. No centro histórico, também se situam os famosos calçadões, que têm projetos para revitalização e funcionamento 24 horas.

Centro Geodésico

Cuiabá é abrigo do Centro Geodésico da América do Sul, nas coordenadas 15°35'56",80 de latitude sul e 056°06'05",55 de longitude oeste.

Situado na atual praça Pascoal Moreira Cabral, foi determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909. O correto ponto do centro geodésico já foi contestado, mas cálculos feitos pelo Exército Brasileiro confirmaram as coordenadas do marco calculadas por Rondon.

A praça era conhecida como Campo d'Ourique, lugar onde castigavam escravos e eram realizadas as cavalhadas e touradas. A partir de 1972, passou a funcionar a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Hoje, no local, funciona a Câmara de Vereadores de Cuiabá.

Parques

Parque Estadual Mãe Bonifácia

São 77 hectares de área verde e diversas espécies da flora e vegetação típica do cerrado, com várias pistas para caminhada. O parque fica localizado na Avenida Miguel Sutil, a 10 minutos do Centro de Cuiabá.

Parque Massairo Okamura

São 7 hectares de área verde, vegetação e flora típica do cerrado. As pistas para caminhada também são uma atração do parque. Localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no bairro CPA.

Parque Zé Bolo Flô

Áreas verdes, com vegetação e flora típica do cerrado. Localizado no Coxipó da Ponte, Zona Sul - Coophema, acesso pela Avenida Fernando Correia.

Parque Zoológico

Fica localizado na Universidade Federal de Mato Grosso. Possui animais típicos da fauna mato-grossense e do Pantanal. É situada na Avenida Fernando Correa da Costa.

Recentemente, a Prefeitura de Cuiabá inaugurou novos parques na cidade como, Parque Tia Nair e o Parque das Águas. O primeiro localizado na Avenida Itália, no bairro Jardim Itália, e o segundo no Centro Político Administrativo.

Orla do Porto

A orla do rio Cuiabá, inaugurada em 2016, foi construída em uma extensão de 1,3 km, margeando a Avenida Beira Rio, e se estendendo até a Praça Luís Albuquerque, em frente ao antigo Museu do Rio.

A obra resgatou a paisagem histórica da região do Porto e trouxe de volta a atenção dos cuiabanos ao Rio Cuiabá.

Salgadeira

O córrego da Salgadeira, um dos antigos caminhos de tropeiros, fica na parte baixa dos contrafortes da Chapada. Nesse trecho, pouso das tropas que demandavam do Sul, os viajantes charqueavam a carne do gado abatido, abastecendo as mulas de carga, para retomar a caminhada.

Reformada recentemente, no local há um complexo turístico com camping, restaurantes e a Cachoeira Salgadeira.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia