Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 20 de Março de 2018, 17:07 - A | A

20 de Março de 2018, 17h:07 - A | A

CIDADES / NESTAS ELEIÇÕES

TRE prorroga prazo e biometria deixa de ser obrigatória

Da Redação



(Foto: TRE-MT)

Biometria-TRE-MT.jpg

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso informa que a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos de Cuiabá e Várzea Grande foi prorrogada. O procedimento inicialmente previsto para se encerrar no dia 30 deste mês, se estenderá até 23 de novembro deste ano.

 

No entanto, de 10 de maio a 04 de novembro não haverá revisão. Nesse período, o cadastro nacional de eleitores estará fechado para as Eleições Gerais 2018.

 

Os postos de atendimento da biometria irão funcionar até o dia 09 de maio. Após, serão desativados permanentemente. No dia 05 de novembro, a Justiça Eleitoral retomará a revisão, no entanto, o procedimento só acontecerá em Cuiabá - na Casa da Democracia e no Ganha Tempo do CPA I e em Várzea Grande - nas duas Centrais de Atendimento ao Eleitor, situadas nas Avenidas Castelo Branco e Gonçalo Botelho.

 

O vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, pede que o eleitor busque o atendimento o quanto antes. "A prorrogação trará alguns dias a mais de atendimento. A revisão vai até o dia 23 de novembro, no entanto, de 10 de maio a 04 de novembro o cadastro eleitoral estará fechado. Nossa orientação é que o eleitor se mantenha alerta quanto a obrigatoriedade de seu comparecimento e não deixe para fazer a revisão com biometria nos últimos dias".

 

A prorrogação da revisão foi deferida pelo Pleno do TRE em sessão plenária ocorrida nesta terça-feira (20/03). A extensão do prazo da revisão foi solicitada pelo corregedor, que também acumula a função de coordenador do Comitê Gestor da Biometria. "Em que pese este Tribunal, em conjunto com os Cartórios Eleitorais, tenha adotado várias alternativas para a elevação do quantitativo de atendimentos, como por exemplo, abertura de 12 postos em Cuiabá e 05 em Várzea Grande, os números ainda demonstram um percentual de atendimento que ainda não recomenda a homologação das revisões em apreço. Conforme se extrai da base de dados do Sistema ELO do Tribunal Superior Eleitoral: Cuiabá 60,51 % e Várzea Grande 61,11%".

 

O corregedor destacou que a prorrogação é necessária para evitar o cancelamento de milhares de títulos, o que traria prejuízo as Eleições Gerais deste ano. "Prorrogar até 23 de novembro será suficiente para atingirmos a meta de 80% de atendimentos e homologarmos tais processos revisionais, ainda no exercício de 2018, em estrita observância às regras e normas legais que regem a matéria", ressaltou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia