Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Domingo, 09 de Setembro de 2018, 15h:33

Mendes lidera pesquisa com 35%, Taques tem 21% e Fagundes 14%

Da Redação

(Foto: Montagem)

candidatos-montagem-governo-mato-grosso.jpg

 

O ex-prefeito de Cuiabá, o democrata Mauro Mendes, candidato nestas eleições na disputa pelo comando do Palácio Paiaguás, lidera pesquisa em Mato Grosso, com 35% das intenções de votos do mato-grossense.

 

Na terceira rodada de pesquisas realizada em Mato Grosso pelo instituto Voice Pesquisas - e divulgada pelo Midia News -, o levantamento ainda mostra o governador tucano Pedro Taques em segundo lugar com 21% das intenções de voto [14% a menos que Mendes].

 

Em seguida aparece o senador republicamo Wellington Fagundes (PR), com 14%; e Arthur Nogueira (Rede) e Moisés Franz (Psol), ambos com 1%.

 

As pontuações dos candidatos nas pesquisa foram realizadas por meio do levantamento conhecido como modalidade estimulada [em que o entrevistador apresenta ao eleitor uma relação com os nomes dos candidatos ao cargo].

 

Os votos brancos e nulos somaram 9%; os indecisos, ou que não souberam responder, 18% (e 1% não respondeu).  A margem de erro do estudo é de 3,5%, para mais ou para menos. 

 

O instituto ouviu 812 eleitores em 30 municípios de todas as regiões do Estado, entre os últimos dias 28 de agosto e 01 de setembro. O levantamento foi contratado pelo próprio instituto e está registrado no TRE-MT sob o nº MT - 06522/2018. 

 

Voto espontâneo

 

O instituto também realizou a modalidade espontânea, quando o pesquisador apenas pergunta em quem o eleitor irá votar para governador, sem apresentar uma relação de nomes. 

 

O resultado foi o seguinte: Mendes aparece com 13%; Taques, com 7%; Wellington com 3%; e Moisés Franz com 1%. 

 

Nessa modalidade, os votos em branco e nulo somaram 5%; e os indecisos, ou que não souberam responder, 71%. 

 

Expectativa de vitória 

 

Os pesquisadores do Voice perguntaram aos eleitores sobre quem eles acreditam que irá vencer as eleições ao Palácio Paiaguás neste ano. 

 

Os resultados foram os seguintes: Mendes obteve 35%; Taques, 19%; Wellington, 10%; e Arthur Nogueira, 1%. Um total de 33% está indeciso ou não soube responder; 2% não responderam. 

 

Rejeição

 

Na pergunta - em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum -,  Taques lidera o índice de rejeição com 32% de rejeição; seguido por Wellington, com 8%; Mendes, 6%; Nogueira, 3%; e Franz, 3%. 

 

Um total de 32% não soube responder; 8% não responderam e outros 8% disseram que não rejeitam ninguém.