Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 23 de Maio de 2019, 17h:33

Faissal sugere instalação de usinas solares fotovoltaicas em órgãos públicos

Única News
Com assessoria

O deputado estadual Faissal (PV) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que sugere aos órgãos públicos a instalação de sistemas de geração distribuída de energia solar fotovoltaica nos prédios públicos.

O objetivo da proposta segundo Faissal, é que cada órgão consiga gerar a energia consumida, e consequentemente economizar recursos dos cofres públicos que seriam gastos com energia elétrica.

O parlamentar acrescenta que o custo do investimento, deve ser recompensado em dois anos com a economia gerada.

Faissal utilizou como exemplo o estacionamento da Assembleia Legislativa. “A parte aberta onde os carros ficam, pode ser coberta com placas solares, além de dar proteção contra o Sol aos veículos, também seria fonte de energia para a Casa de Leis”.

O uso de energia solar fotovoltaica em empresas e “prédios” públicos é uma tendência universal. Além de auxiliar na redução dos custos, também reduz o impacto ambiental.

No Brasil, recentemente, empresários começaram a despertar para essa tendência por meio dos estímulos, como o da associação brasileira da indústria de hotéis (ABIH) com o lançamento do programa de responsabilidade ambiental hóspedes da natureza, por exemplo.

A indicação sugere que os painéis utilizados deverão ser produzidos pela indústria nacional, ou pelo menos, com 90% de nacionalização, exceto quando forem objeto de doações.