Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 07 de Junho de 2019, 15h:32

Medeiros é o parlamentar de Mato Grosso mais influente nas redes sociais

Unica News

Foto: (Reprodução/Web)

Por unidade da Federação, o deputado José Medeiros (PODE) é o parlamentar mais influente de Mato Grosso, que não tem representantes entre os Top20 do ranking FSBinfluênciaCongresso, divulgado esta semana. José Medeiros ocupa o 46º lugar do total de 590 parlamentares listados. Em 2018, o indicador já monitorava e media a repercussão de todos os posts dos congressistas no Facebook e no Twitter e nessa edição de 2019 verifica também o Instagram.

No recorte estadual, José Medeiros é seguido pela deputada Professora Rosa Neide (PT), que está em 56º lugar e pelo deputado Nelson Barbudo (PSL), na 156ª posição. Entre os cinco primeiros colocados, o PSL predomina, ocupando duas posições. A bancada de Mato Grosso ficou em 18º lugar no ranking geral.

O ranking estadual também revela que a maior parte dos parlamentares de Mato Grosso, presentes nas redes sociais, é novata no Congresso. O estado tem 10 estreantes e um veterano no ranking.

Dos 594 parlamentares, quatro não figuram no ranking porque não postaram no período analisado ou porque não possuem perfis públicos nas redes.

Metodologia

O FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 1º de fevereiro a 31 de março. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas perfis oficiais) e no Twitter.

Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.