Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 09 de Julho de 2019, 16h:43

Ricardo Almeida encerra segundo biênio como magistrado do TRE-MT

Única News

TRE/MT

Participou de 194 sessões plenárias, recebeu em distribuição e redistribuição 440 processos, proferiu 201 decisões monocráticas, e proferiu 202 decisões colegiadas. Este foi um breve resumo do histórico de atuação do jurista Ricardo Almeida enquanto magistrado do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ele encerrou, nesta terça-feira (09), seu segundo biênio como membro do Pleno da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

“Procurei honrar a cada dia que estive neste Tribunal, este privilégio de fazer parte do TRE-MT. O advogado está habituado a ver parte de uma situação, e ao longo destes quatro anos, me esforcei ao máximo para ver os casos sobre a ótica total, não apenas da parte. Quando sentei na cadeira de magistrado senti o peso que recebemos ao decidir sobre os interesses das pessoas”, pontuou Ricardo Almeida durante a cerimônia de despedida.

Representando a todos os membros do Pleno do TRE-MT, a magistrada Vanessa Gasques, destacou o empenho do jurista. “Vossa excelência agora carrega em seu currículo a experiência de ser magistrado por quatro anos nesta destacada corte. Todo o trabalho que desempenhou sempre foi muito respeitoso. A classe dos juristas esteve muito bem representada. O senhor sempre demostrou um trabalho ético, técnico e profissional, que dignificou o trabalho desta corte. Tenho certeza que vossa excelência está tranquilo e sereno de ter cumprido com esse dever, que não é fácil”.

Ricardo Almeida atuou como diretor da Escola Judiciária Eleitoral de 21 de agosto de 2017 a 28 de janeiro de 2019, período em que coordenou o Fórum Nacional Propaganda Eleitoral nas Mídias Sociais, em parceria com o Coptrel, o curso Eleitoral para Acadêmicos de Direito, o Seminário Eleições 2018, Cenários e Perspectivas, entre outros.

O presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, também se manifestou na cerimônia. “Um profissional de primeira grandeza. É muito difícil julgar, e mais ainda julgar semelhantes. Vossa excelência deu um exemplo de sua maior virtude que é a humildade. Cito uma oportunidade onde esteve como relator de um processo, e, ao ouvir a sustentação oral e posicionamentos dos demais magistrados, reconheceu que não havia se observado para determinado ponto, votando opostamente ao relatório que havia trazido escrito, isso é evoluir, é fazer justiça, não se apegar ao orgulho, e sim buscar a verdade”.

Além da presença de amigos, familiares e outros advogados, a despedida contou com a fala de reconhecimento da Procuradoria Regional Eleitoral, representada pelo promotor José Ricardo. “Observei um magistrado com serenidade, segurança e conhecimento técnico no julgamento de processos. A contribuição que foi dada, inclusive mudando votos, é uma capacidade que suscita admiração. Parabenizo vossa excelência pela preocupação especial com a fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Este é um legado que ficará para o TRE-MT”.