Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019, 09h:07

TRE arquiva investigação contra Janaína e Janete Riva por suposta compra de votos em 2014

Única News
(Com assessoria)

ALMT

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por quatro votos a três, decidiu trancar e arquivar o inquérito policial relativo à campanha eleitoral de 2014, por suposta compra de votos contra a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e a mãe dela, Janete Riva, que à época concorreu ao Governo do Estado.

A decisão do pleno, proferida durante sessão plenária nessa terça-feira (30), acatou argumentação da defesa da parlamentar, que impetrou um habeas corpus sob a alegação de excesso de prazo nas investigações.

“Decidimos impetrar esse HC justamente porque ao final do inquérito, depois de 5 anos de tramitação, o delegado chegou à conclusão de que não haviam elementos para indiciar a Janaina e a Janete e o promotor concordou, mas a juíza de primeiro grau invocou o artigo 28 do Código de Processo Penal e queria mandar para a Câmara Revisional, em Brasília, para que houvesse uma reanálise para ver se entraria com a ação ou não", explica o advogado Rodrigo Cyrineu.

Cyrineu também explica a justificativa acatada, de excesso de prazo nas negociações. "Nós entramos com o Habeas Corpus e a tese que prevaleceu por quatro votos a três, foi de excesso de prazo nas negociações. Ou seja, se em 5 anos não chegaram a conclusão alguma, o cidadão tem direito à duração razoável do processo e isso se aplica aos inquéritos também. Então como não chegaram a uma conclusão em todo esse tempo, o único caminho seria trancar esse inquérito por excesso de prazo”.

Entenda o caso

A investigação arquivada nesta terça-feira foi baseada em uma denuncia anônima feita à Justiça Eleitoral às vésperas das eleições de 2014. A denúncia tratava de suposta prática de compra de votos que teria sido praticada por Janaína e Janete Riva no município de Brasnorte. Ao longo de cinco anos de investigação, nada ficou comprovado.