Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 17h:04

Conheça os novos procedimentos que ajudam a disfarçar as marcas do tempo

As mãos sofrem muito com a exposição solar ao longo da vida e normalmente acabamos nos esquecendo do uso do protetor solar nesta região

maos

 

Na grande maioria das vezes nos preocupamos em manter a aparência do rosto rejuvenescida, mas as mãos logo dão conta de entregar a idade. Não tem jeito, elas são mesmo delatoras de quem quer esconder os anos de vida. No entanto, a dermatologista Karin Krause Boneti, confirma que estão disponíveis novos tratamentos dermatológicos que melhoram e muito o aspecto dessa parte tão esquecida do corpo, ajudando a disfarçar as marcas do tempo.

“As mãos sofrem muito com a exposição solar ao longo da vida e normalmente acabamos nos esquecendo do uso do protetor solar nesta região. O resultado do dano actínico somado à ação do tempo é o surgimento de manchas que chamamos de melanose solar ou lentigo senil, e a perda da gordura do dorso das mãos, levando a um processo de esqueletização”, destaca.

Karin Krause reforça que atualmente existe uma enorme gama de possibilidades no combate ao envelhecimento das mãos. Entre elas o tratamento das manchas. O procedimento consiste na utilização de lasers e luz pulsada associado ao bom e velho peeling. Além disso é possível restaurar o volume e melhorar a flacidez da pele com preenchedores, skinboosters e bioestimuladores de colágeno.

A dermatologista frisa que cirurgias para rejuvenescimento das mãos não são comuns por conta das cicatrizes em um lugar tão exposto e pela sua eficácia limitada. Destaca o preenchimento temporário, que pode ser feito com produtos que já dispomos no nosso organismo e perdemos com o tempo.

Pode ser à base de ácido hialurônico, quando a perda de massa da mão é pequena, ou com volumizadores mais densos como à base de hidroxiapatita de cálcio, quando houver perda importante da gordura do dorso das mãos. “Essas substâncias melhoram o aspecto esqueletizado, disfarçando os tendões e vasos que ficam aparentes com a ação do tempo”, diz.

Karin destaca que além dos preenchedores também é possível associar os bioestimuladores de colágeno que ao serem injetados na pele promovem uma reação e estimulam os fibroblastos a produzirem colágeno, já que com o passar da idade nossa produção cai sendo necessário estímulos para manter esse estoque.

Com isso a pele fica menos fina e menos flácida. Outra possibilidade terapêutica no combate à flacidez dessa região é uso do ultrassom microfocado – Ultraformer. Com apenas uma sessão estimula o colágeno e traciona a pele, melhorando o aspecto enrugado das mãos. O efeito é gradual e a melhora é sentida no terceiro mês após o procedimento.

“Os lasers ablativos como CO2 também podem ser uma opção dentre as possibilidades no combate ao envelhecimento das mãos e podem ser feitos anualmente quando existe uma necessidade maior de renovação e estímulo de colágeno”, complementa. A dermatologista salienta que, dependendo grau de envelhecimento das mãos e da perda de volume é preciso fazer uma combinação de procedimentos.

Quando iniciado precocemente os cuidados dessa região (por volta dos quarenta anos), os resultados são mais rápidos e é necessário um número menor de procedimentos. “Para retardar o envelhecimento das mãos é fundamental o uso de protetor solar desde os primeiros anos de vida. Além disso, é importante manter a hidratação e uma rotina de cuidados diários com cremes específicos para essa região”, finaliza.

 

KARIN

Informações FRÉMISSANT - Clínica de Dermatologia Rua Baurus . Lt 06 Qd 03 Condomínio Alphaville Bairro Jardim Itália 78.061-300 . Cuiabá – MT Drª Karin Krause Boneti Diretora Médica CRM: 5360 . RQE: 2760 (65) 3653-3361 (65) 3653-6320