Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 08h:59

Vereador de Cuiabá vai para a Antártida em missão da Marinha do Brasil

Única News

O líder do prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) na Câmara Municipal de Cuiabá, Luis Claudio (PP), vai para Antártida entre os dias 25 e 30 de agosto. Ele foi convidado pela Marinha do Brasil na missão “9º Voo de Apoio à Operação Antártica XXXVII”, do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Além dele, outras personalidades políticas e civis, cientistas e militares da reserva devem participar da expedição.

“A estação antiga pegou fogo e o Brasil fez uma nova estação. Serão cinco dias, mas especificamente estaremos na estação dois dias, porque tem todo um processo antes no Chile para depois ir para Antártida”, explicou o vereador em entrevista à Rádio Capital, nesta segunda-feira (12).

Luis disse ainda que está lisonjeado pelo convite e informa que já impetrou na Câmara um pedido de afastamento de uma semana.

Instalada na Península Keller em 1984, a estação faz parte do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criado em 1982 para desenvolver pesquisas em áreas como oceanografia, biologia, glaciologia e meteorologia.

Em 2012, porém, um incêndio onde ficavam os geradores de energia atingiu a estação e destruiu quase toda a estrutura. Com isso, as pesquisas passaram a ser feitas em uma estação provisória, montada ao lado do local. Sete anos após a tragédias, o Brasil volta a operar normalmente os trabalhos na segunda quinzena de agosto deste ano.