Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019, 10h:43

Maioria defende novo referendo para o Brexit no Reino Unido

Em um levantamento divulgado nesta quarta-feira (21), 52% dos entrevistados apoiaram uma nova votação pública enquanto 29% se opuseram e 19% alegaram não ter opinião formada.

Por G1

(Foto: Hannah McKay/Reuters)

Reino Unido.jpg

Apenas 29% se opuseram a novo referendo sobre o Brexit.

 

Pouco mais da metade dos cidadãos britânicos apoia a realização de um novo referendo antes de um acordo final sobre o Brexit, segundo um levantamento divulgado nesta quarta-feira (21). Em aproximadamente dois meses o Reino Unido prevê deixar a União Europeia.

Um total de 52% dos entrevistados apoiaram que haja uma votação pública ao passo que apenas 29% se opuseram e 19% alegaram não ter opinião formada, de acordo com a empresa Kantar.

O governo em exercício, do Partido Conservador, tem uma vantagem considerável sobre o opositor Partido Trabalhista, de acordo com a pesquisa que aponta 42% favoráveis ao partido do primeiro-ministro Boris Johnson contra 28% da principal oposição.

(Foto: AP Photo/Frank Augstein)

Boris.jpg

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acena em frente ao número 10 de Downing Street, em Londres.

 

Diálogo com a União Europeia

 

Johnson se encontrará no próximo domingo (25) com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Segundo atualização na agenda do representante da UE desta quarta, os líderes se encontrarão em uma reunião paralela ao G7 que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto em Biarritz, França.

No domingo (18), Johnson prometeu tirar o Reino Unido da UE em 31 de outubro, com ou sem um acordo, provavelmente se preparando para uma batalha com o Parlamento britânico, que prometeu tentar bloquear uma saída sem acordo.

Ele disse que o fato de a UE ainda acreditar que o Parlamento conseguiria fazer isso está atrapalhando as perspectivas de renegociar o acordo de saída que a UE alcançou com sua antecessora, Theresa May.

"Enquanto eles acharem que há uma possibilidade de que o Parlamento bloqueie o Brexit, é improvável que eles se preocupem em fazer as concessões de que precisamos, então será preciso um pouco de paciência", disse Johnson.

Com informações da agência Reuters