Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019, 15h:36

Niuan critica oportunismo político e diz que seu objetivo é trabalhar pela Capital

Alexandra Lopes
Única News

(Foto: Reprodução)

O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (Podemos), afirmou nesta quarta-feira (21), em artigo distribuído à imprensa, que a capital não precisa de políticos “carreiristas” que abandonam cargos atuais para disputar outros maiores e de maior visibilidade. Niuan afirma ter recebido diversos convites para disputar o pleito do ano passado, a deputado estadual ou federal, mas que recusou todos para poder concluir o mandato de vice.

Ele, que recentemente deixou o PSD e se filiou ao Podemos, já foi anunciado pelo presidente da nova sigla, deputado federal José Medeiros, como pré-candidato a prefeito nas eleições do próximo ano. Apesar da propensão a concorrer ao Alencastro, Niuan não confirma rompimento com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), mas afirma que seu foco é a Capital e não a política.

“Nesta última eleição insistiram muito para que eu, sendo vice-prefeito, saísse para deputado estadual, pois teria uma eleição tranquila e garantida, para muitos. Recusei essa empreitada não por covardia, mas por entender que ainda tenho uma missão a ser cumprida com a população cuiabana. Jamais trairia meus eleitores, abandonando meu mandato de vice, para ser oportunista como outros tantos já foram”, disse o vice.

Nessa linha, ele afirma que Cuiabá não suporta mais ser "escada” ou “trampolim” para políticos carreiristas, que desejam alçar voos maiores às custas da boa-fé dos eleitores.

“Cuiabá quer e precisa de um prefeito que seja somente prefeito. Nada mais, nada menos que prefeito. Só prefeito. Sem outros projetos pessoais, empresariais ou familiares. É isso que o povo desta terra almeja: verdade, sinceridade e compromisso de seus representantes. E foi baseado nessa ideia que me uni ao atual prefeito durante a campanha. E justamente por não ceder nem um milímetro a tudo isso que citei, inclusive com a nossa proposta traçada junto à cuiabania, que hoje posso dizer que busco o meu próprio caminho, na certeza de que Deus me iluminará e que juntos #PODEMOS mais”, completou.

Corrida eleitoral

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda não definiu nada sobre uma possível candidatura à reeleição.

Já pelo Democratas, do governador Mauro Mendes, cinco nomes são cogitados para disputar a Prefeitura de Cuiabá, no pleito de 2020. A informação é do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, que revelou que quem tiver melhor condição, poderá ser candidato.

São cotados pelo DEM os nomes de Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde, Rogério Gallo, secretário estadual de Fazenda, Mauro Carvalho (Casa Civil), Fábio Garcia (presidente do DEM) e Roberto França (ex-prefeito de Cuiabá).

O apresentador Roberto França atualmente é filiado ao Partido Verde e ainda não confirmou as pretensões ao executivo municipal. Mas seu nome também já aparece nas pesquisas de intenções de voto.