Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 10 de Setembro de 2019, 08h:29

Governador decreta situação de emergência durante 60 dias por causa de queimadas

Única News
Com assessoria

Gcom

O governador Mauro Mendes (DEM) decretou nessa segunda-feira (09), situação de emergência em Mato Grosso, devido a diversas ocorrências de incêndios florestais. Segundo o governo, o motivo da decisão é pelo aumento no número de queimadas, além das condições climáticas com umidade baixa, que ajuda a propagação do fogo. 

Além disso, para os próximos 20 dias, há pequenas chances de chuva no Estado, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inpe). O decreto tem duração de 60 dias podendo ser prorrogado por igual período.

Com a medida, o governo está autorizado a adotar ações necessárias à prevenção e combate aos incêndios e à manutenção dos serviços públicos nas áreas atingidas pelas queimadas.

Pelo decreto está autorizado, entre outras medidas, a aquisição de bens e materiais mediante dispensa de licitação, conforme preceitua o artigo 24, IV, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, respeitados os requisitos constantes do artigo 26 da mesma lei, entre outros. 

De acordo com os dados oficiais, Mato Grosso registrou 8.030 focos de calor em agosto deste ano, um crescimento de 230% em relação ao mesmo período de 2018, tendo como base, os dados do Inpe.

Outro fator que agrava ainda mais essa situação é que o Estado passa por um período de estiagem de quatro meses, em diversas regiões, como é o caso do Vale do Rio Cuiabá.

Somado a isso, há o registro de baixa umidade relativa do ar no período, variando entre 7% e 20%, situação que é considerada crítica e que aumenta o risco de incêndios florestais, danos a saúde, sobretudo de jovens e idosos.

Todas essas condições têm causado danos ambientais e materiais, agravando à saúde da população e trazendo prejuízos econômicos e sociais.

Clima

Segundo o Inpe, esta quinta e sexta-feira (12 e 13) devem ser os dias mais quentes do ano, até o momento. A previsão dos termômetros é de 43ºC para os dois dias. Então, os cuiabanos devem ficar atentos e se hidratar bastante nesses dias mais quentes.