Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sábado, 26 de Outubro de 2019, 11h:09

Vencendo Gigantes da Alma – Capítulo II - MEDO

Única News

Divulgação

Continuando a sequência de artigos nos quais prometemos abordar os Gigantes da Alma a serem vencidos, onde elencamos sete temas – o primeiro tratado foi a ANSIEDADE – e como biblicamente nos protegemos destes males, entramos agora no Capítulo II, na pretensão de auxiliá-los a vencer mais um Gigante da Alma: O MEDO!

O MEDO é um mecanismo de autopreservação. É um sentimento colocado por Deus com a finalidade de nos proteger de certos perigos que podem destruir nossas vidas, o que naturalmente nos leva a maior cautela e a não correr riscos em vão. Porém, com a contaminação do pecado, esse mecanismo de autopreservação tornou-se, em muitos casos, um verdadeiro terror na vida de determinadas pessoas. Quando Deus criou o homem e o colocou no Jardim do Éden, Ele disse, em Gênesis 1:26-27: “E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

O homem foi criado para dominar sobre todas as coisas, porém, contaminado com o vírus do pecado, temos visto uma geração medrosa e apavorada. O homem tem medo de tudo: Medo dos animais, da natureza, de outro homem, do escuro, do futuro, de não ser amado, de ser rejeitado, de não ser compreendido. Enfim: medo, medo, medo.

O medo deturpado pelo pecado é como uma pesada barra de chumbo presa aos nossos pés, que nos leva às profundezas do oceano mais remoto do nosso consciente. Aos medrosos, diz nosso senhor e salvador, Jesus Cristo, em Mateus 14:31: “Homem de pouca fé, por que tivestes medo?”.

O medo é o inverso da fé. Moisés teve fé suficiente para enfrentar o medo de encarar o Faraó. Josué, por fé, venceu o medo dos gigantes que habitavam a terra prometida e a conquistou. Davi não sentiu medo da altura, força ou arrogância do gigante Golias, pois sua fé residia inabalavelmente no Senhor. Lembremo-nos o que disse o Apóstolo Paulo, que pode ser lido em Filipenses 4:13: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Nada é impossível para nós, com a ajuda de Jesus Cristo.

Não precisamos viver atormentados pelo medo, pois “maior é o que está em nós, do que aquele que está no mundo” (I João 4:4). Quanto à insegurança, a Bíblia nos diz que “...O anjo do Senhor acampa ao redor daqueles que o temem e os livra” (Salmos 34:7). Portanto, a você que me dá a honra da leitura desse artigo, sigamos o que está explicito em Hebreus 13:6: “E assim, com confiança, ousemos dizer: o SENHOR é o meu ajudador e não temerei o que possa me fazer o homem”.

Segundo os pesquisadores, a expressão “não temas” está registrada 366 vezes na Bíblia, uma vez para cada dia do ano. Todos os dias você pode ouvir Deus dizendo-lhe: “Não temas, que eu sou contigo”. Vença o gigante do MEDO, em nome do nosso senhor Jesus Cristo.

Para encerrar, repito a oração do Pastor Elias Gonçalo de Oliveira Souza: “Meu Deus, Meu Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sinto-me tomado pelo medo. Não consigo andar, não consigo avançar. Estou travado, socorra-me! Dá-me coragem dos heróis da bíblia para avançar e vencer. Sê a minha força e a minha fortaleza. Dá-me a tua graça e confiança para vencer o medo. Em nome de Jesus. Amém. JEOVÁ SHALOM!”

*Éder de Moraes Dias é Ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso; Casa Civil; Secopa; MT FOMENTO; Articulação Institucional em Brasília; Bacharel em Direito; Gestão Comercial; Gestão de Agronegócios; Pós Graduado em Direito Constitucional; Filosofia e Direitos Humanos; Governança Corporativa; MBA em Contabilidade, Economia e Administração de Empresas; MBA em Psicanálise Clínica, Cursando Procedimentos Gerenciais Tecnólogos, MBA em Ciências Políticas e iniciante em TEOLOGIA.