Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019, 16h:59

17° Edição da Parada da Diversidade Sexual ocorre este sábado, 16, em Cuiabá

Vithoria Sampaio
Única News

Divulgação

O Grupo Livremente Conscientização e Direitos Humanos (LGBTQI+) e o Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá (CMADS), realizam, neste sábado (16), a 17° edição da Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá. Os ativistas se reunirão na Praça Ipiranga, às 14h, e seguem até a Orla do Porto, onde serão realizadas apresentações artísticas.

O evento tem o objetivo de dar visibilidade às dificuldades constantes que a comunidade LGBTQI+ ainda enfrenta nos dias de hoje, unindo comemoração em forma de protesto, buscando levar a todos a informação sobre seus direitos e à igualdade de viver como deseja.

Esse ano o foco é a classe trabalhadora, para que travestis, homens e mulheres transexuais não sofram ao buscar uma vaga de emprego por conta de sua opção sexual. O tema escolhido é “Somos muitos, podemos estar em qualquer profissão. Demita o seu preconceito”.

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá, Valdomiro Arruda, o tema escolhido esse ano foi em referência ao atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que deixa clara sua opção em relação aos direitos constitucionais dos LGBTQI+.

Pedro Tavares, um dos artistas do evento, comentou a importância do ATO. “A parada é um ato político de resistência e uma oportunidade de mostrar nossos talentos. Quantas pessoas ainda carregam um ódio gratuito ou aversão a pessoas LGBTQI+, tirando oportunidades que são direito de todos, independente de suas vivências. Além disso, quantos de nós, talentosíssimos, não têm oportunidades simplesmente por ser diferente?! É por isso que acredito nessa luta diária e necessária”, finalizou.

A expectativa é que um público de 20 mil pessoas leve cores às ruas de Cuiabá em mais um dia histórico para a comunidade LGBTQI+. As comemorações ficam por conta de artistas regionais, como: Seven, Henderson Santana, Almerinda, Pedro Tavares, Bia Trindade, Daiely Cristina e Wallazi.