Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2019, 10h:03

AL determina que Mendes apresente valores de financiamentos gastos com o VLT

Única News
Da redação

(Foto: Fablício Rodrigues/ALMT)

O Governo do Estado tem 30 dias para prestar informações de valores financiados pelo Executivo para o Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O prazo foi determinado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), de acordo com o requerimento do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Os financiamentos são referentes a construção do VLT, junto ao Caixa Econômica Federal e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também deverá ser detalhada qual a carência estabelecida em contrato à época, para o início dos pagamentos dos empréstimos junto à Caixa Econômica Federal e ao BNDES, além do valor que já foi pago pelo governo aos bancos, desde o primeiro pagamento até a este ano.

Outra informação a ser fornecida é o valor do repasse financeiro já efetuado pelo governo do estado às empreiteiras que compõem o Consórcio VLT. O deputado Wilson Santos explica que as informações que serão fornecidas são relevantes para ser avaliada a viabilidade de conclusão do VLT.

“O que desejamos é auxiliar o governo do estado na retomada desta obra tão importante à população. A partir destes dados, podemos discutir com segmentos da sociedade”, disse.

Em outra iniciativa do parlamentar, foi aprovado no dia 13 de novembro pela Assembleia Legislativa um requerimento que autoriza a instalação de um grupo de trabalho para acompanhar, sugerir, fiscalizar e analisar os estudos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que serão feitos pelo governo federal, via Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos.

Oficialmente, o governo do estado diz que somente no primeiro semestre de 2020 deverá ser anunciada qual a posição a respeito das obras do VLT, paralisadas desde setembro de 2014, embora já tenha consumido dos cofres públicos quantia superior a R$ 1 bilhão.