Cuiabá, 05 de Maio de 2024

JUDICIÁRIO Terça-feira, 19 de Abril de 2022, 20:50 - A | A

19 de Abril de 2022, 20h:50 - A | A

JUDICIÁRIO / SEGUE DECISÃO DO STF

Justiça determina que 150 famílias desocupem área no Altos do Ubirajara até junho

Mayara Campos
Única News



Cerca de 150 famílias que vivem na comunidade Altos do Ubirajara, em Cuiabá, receberam uma ordem de desocupação do terreno onde moram, nesta terça-feira (19). A Polícia Militar esteve no local para cumprir a determinação, no entanto, os populares continuaram no local.

A desocupação foi determinada pela juíza Vandymara Paiva Zanolo, da 4ª Vara Cível de Cuiabá. Na ordem judicial, as famílias deveriam ser encaminhadas para locais seguros, mas eles negaram o que isso esteja acontecendo.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), proíbe as ações de desocupação até 30 de junho deste ano, em razão do estado de calamidade da Covid-19 no Brasil, decretado em março de 2020. 

A posse do terreno é disputada na Justiça pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e uma pessoa que se diz proprietária do imóvel e entrou com uma ação na Justiça, que determinou a desocupação.

O relator do processo, desembargador Sebastião Barbosa Farias, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) também determinou a suspensão da desocupação.

"Mantenho a extensão, para as áreas rurais, da suspensão temporária de desocupações e despejos, de acordo com os critérios previstos na Lei nº 14.216/2021, até o prazo de 30 de junho de 2022. Faço apelo ao legislador, a fim de que delibere sobre meios que possam minimizar os impactos habitacionais e humanitários eventualmente decorrentes de reintegrações de posse após esgotado o prazo de prorrogação concedido", diz a decisão.

Os deputados estaduais Wilson Santos (PSDB) e Valdir Barranco (PT), interviram na ação da Polícia Militar na manhã desta terça-feira.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Comente esta notícia