Cuiabá, 25 de Maio de 2024

JUDICIÁRIO Sábado, 23 de Dezembro de 2023, 10:11 - A | A

23 de Dezembro de 2023, 10h:11 - A | A

JUDICIÁRIO / CARGO DE DESEMBARGADOR

Nishiyama nega ser “preferido” de Mauro para vaga no TJ

Mesmo sendo defensor de Mendes em assuntos particulares, Hélio Nishiyama nega favoritismo em indicação ao cargo na Corte Estadual

Ari Miranda
Única News



Reprodução/Internet

HÉLIO NISHIYAMA.jpg

O advogado Hélio Nishiyama.

Em conversa com jornalistas, o advogado Helio Nishiyama, um dos candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), afirmou que não terá nenhum “favoritismo" no momento da escolha do governador Mauro Mendes (UB).

Nishiyama é um dos principais nomes da banca de defesa de Mendes em assuntos particulares e foi um dos seis juristas escolhidos por votação na última quarta-feira (20), na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), para concorrer vaga de Desembargador destinada à Entidade na Corte Estadual.

“Essa vaga é da OAB. Então, o filtro é feito dentro da própria classe. O Mauro [Mendes] é governador do Estado e vai ter a prerrogativa de escolher quem passar na lista tríplice do Tribunal”, disse o jurista.

A lista sêxtupla da OAB Mato Grosso foi enviada ao Tribunal de Justiça, que escolherá três dos seis nomes indicados e, por fim, a lista tríplice, será enviada ao Palácio Paiaguás, para que o governador dê o veredito final sobre quem será o novo desembargador do TJMT.

Nishiyama garantiu ainda que, caso entre os nomes da lista tríplice, sua relação com o governador não será fator determinante para sua escolha.

“De modo algum me vejo como favorito. Essa lista foi feita pela classe dos advogados. O que me aprovou foi meu trabalho dentro da militância da OAB", disse.

"Não vejo dessa forma [de estar um passo a frente]. Todo candidato tem que construir a viabilidade, tanto na OAB, quanto no Tribunal, quanto no próprio governo”, pontuou Hélio.

LISTA SÊXTUPLA

A votação foi realizada na manhã da última quarta-feira (20) na sede da OAB-MT, em Cuiabá, e teve como critérios de seleção a paridade de gênero, onde cada conselheiro poderia escolher entre três homens e três mulheres. Ao fim, a lista foi formada com os candidatos mais votados no processo.

Entre os três homens escolhidos na lista, Hélio Nishiyama foi o jurista mais votado, alcançando 36 votos, seguido pelos advogados Flaviano Taques, com 30 votos, e Abel Sguarezi, com 28.

Já na lista feminina, a mais votada foi a advogada Juliana Zafino, com 39 votos, acompanhada pelas advogadas Dinara Arruda (38 votos) e Glaucia Amaral (35 votos).

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia