Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019, 17:44 - A | A

14 de Janeiro de 2019, 17h:44 - A | A

POLÍCIA / CASO RODRIGO CLARO

Ledur volta ao trabalho depois de apresentar 8 atestados; estava afastada há 2 anos

Claryssa Amorim
Da Redação



Ledur

 

A tenente Izadora Ledur Dechamps, do Corpo de Bombeiros, acusada de torturar e matar o aluno Rodrigo Claro, de 21 anos, voltou ao trabalho na semana passada, após um pouco mais de dois anos de afastamento e de diversas apresentações de atestados médicos. 

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, Ledur se apresentou e está trabalhando apenas na parte administrativa do órgão, na Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

O Ministério Público do Estado (MPE) acusou Ledur por práticas de tortura durante o treinamento de soldados, o que ocasionou na morte de Rodrigo Claro no 16° Curso de Formação realizado na Lagoa Trevisan, em novembro de 2016.

A tenente apresentou oito atestados para conseguir licença médica e suspender diversas audiências do Conselho de Justificação do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

Entenda o caso

Rodrigo Claro morreu após passar mal durante o treinamento de atividades aquáticas em ambiente natural do 16º Curso de Formação de Soldado Bombeiro do Estado de Mato Grosso, realizado na Lagoa Trevisan em Cuiabá, em novembro do ano passado. 

Em depoimento, colegas de curso de Rodrigo informaram que ele vinha sendo submetido a diversos "caldos", e que chegou a reclamar de dores de cabeça e exaustão. Ainda assim, ele teria sido obrigado a continuar na aula pela tenente, que na época era responsável pelos treinamentos dos novos soldados da corporação. 

Para o Ministério Público do Estado, por Rodrigo ter apresentado dificuldades para desenvolver atividades como flutuação, nado livre e outros exercícios e, ainda assim, a oficial utilizar métodos abusivos nos treinamentos para puni-lo, revela ‘inequivocamente, o perfil perverso da tenente como instrutora'.

Além da tenente, também foram denunciados os militares Marcelo Augusto Revéles Carvalho, Thales Emmanuel da Silva Pereira, Diones Nunes Sirqueira, Francisco Alves de Barros e Eneas de Oliveira Xavier.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3