Cuiabá, 07 de Maio de 2024

POLÍTICA Domingo, 24 de Abril de 2022, 15:08 - A | A

24 de Abril de 2022, 15h:08 - A | A

POLÍTICA / CPI DA ÁGUAS CUIABÁ

Diretor revela em depoimento que somente 63% do esgoto da Capital é coletado e tratado

A cobrança da tarifa de esgoto em Cuiabá equivale a 90% do valor da água consumida, conforme o contrato de concessão.

Marcella Magalhães
Única News



A oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas Cuiabá ouviu na última segunda-feira (18) o diretor-geral da concessionária, William Figueiredo, que deixou claro que apenas 63% do esgoto de Cuiabá é coletado e tratado. Isso porque, de acordo com o diretor, apenas 78,95% é coletado e deste percentual, apenas 88% é tratado.

“O esgoto é cobrado de quem possui rede coletora, é cobrado 90%. A cobrança segue exatamente o que está no contrato, para manter os investimentos. Cabe a concessionária cumprir o que estabelece o contrato”, explicou Figueiredo. De acordo com ele, a meta é chegar em dezembro de 2024 com 91% do esgoto coletado e tratado.

O presidente da CPI, vereador Diego Guimarães (Cidadania), explicou que um dos objetos da CPI, que é buscar da empresa um plano de ação para arrumar as obras malfeitas no nosso município, não foi apresentado.

Willian explicou que dos 130 quilômetros de obras feitas pela concessionária, 10% sofreram recalque, fenômeno que ocorre quando uma parte da estrutura fica mais rebaixada que a outra, podendo haver ou não uma distorção angular. Portanto, essa condição resulta em esforços estruturais não previstos, o que pode culminar na ruína da obra, em casos extremos.

De acordo com o depoimento, Diego pontuou que muitos questionamentos não foram respondidos, mas respeitará o prazo para serem por escrito e caso não aconteça, o diretor vai ser chamado novamente a depor na CPI.

“Ele não soube dizer quanto de multas foram aplicadas na empresa, não soube dizer sobre o plano de ação, não soube dizer a quantidade de esgoto in natura que vai para os rios e córregos. Caso não seja respondido por escrito, eles podem ser reconvocados novamente”, disse o parlamentar.

A CPI também solicitou ao diretor o plano de investimento na rede de esgoto, mapa da rede de esgoto que está sendo implantada na Capital, entre outros documentos.

Foto: Cesar Azevedo

William Figueiredo

Diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo

O vereador enfatizou que após as oitivas, os trabalhos não param e irão para as visitas técnicas em algumas obras, para verificar a situação. “Logo após as oitivas, vamos partir para visitas técnicas em algumas obras e cobrar da empresa que essas obras sejam refeitas, caso for necessário”.

A CPI das Águas Cuiabá foi criada no dia 28 de março, composta pelos vereadores Marcrean Santos (PP) e Chico 2000 (PL) nos cargos de relatoria e o cargo de membro da CPI, respectivamente. Os parlamentares são da base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), enquanto Diego, o presidente da CPI, é da oposição.

Segundo o vereador, os trabalhos estão sendo técnicos, com foco em investigar os problemas causados na cidade pela empresa.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia