Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 11:54 - A | A

18 de Janeiro de 2020, 11h:54 - A | A

POLÍTICA / REDUÇÃO DA DESIGUALDADE

Câmara aprova lei que institui cotas para negros e índios em concursos na Capital

Única News
(Com Assessoria)



A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou a criação da Lei nº 5.842, de autoria do vereador Adevair Cabral, com o objetivo de tentar diminuir a desigualdade social. A Lei institui o sistema de cotas de 20% para negros e índios brasileiros em concursos públicos em Cuiabá.

De acordo com autor da Lei, os candidatos deverão se declarar negros ou índios no momento da inscrição no concurso. Mas a auto declaração é facultativa: caso o candidato opte por entrar no sistema de cotas, ele fica submetido às regras gerais do concurso.

Para serem aprovados, todos os candidatos inclusive índios e negros auto declarados precisam obter a nota mínima exigida. “Se não houver negros e índios aprovados, as vagas da cota voltam para a contagem geral e poderão ser preenchidos pelos demais candidatos, de acordo com a ordem de classificação” explicou Cabral.

A organizadora do concurso deverá fornecer toda a orientação necessária aos candidatos interessados nas vagas reservadas. Além disso, deverão ser divulgadas listas específicas para identificação da ordem de classificação dos candidatos cotistas.

O parlamentar ainda esclarece que em hipótese de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso, se já tiver sido nomeado, responderá por procedimento administrativo e poderá ter a admissão anulada.

A lei tem como base o 39º da Lei Federal 12.288, de 20 de julho de 2010, que impõe ao poder público a promoção de ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, inclusive com a criação de sistema de cotas.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia