Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Domingo, 27 de Maio de 2018, 19:22 - A | A

27 de Maio de 2018, 19h:22 - A | A

POLÍTICA / PARA QUARTA-FEIRA

Com feriado nesta semana, prefeito diz que servidores terão pagamento adiantado

Da Redação



(Foto: reprodução)

EMANUEL

 

Uma gestão que trabalha de forma planejada e tem como ponto de partida o zelo pelo equilíbrio das contas municipais. É dessa forma que a Prefeitura de Cuiabá tem conseguido cumprir com um dos principais compromissos de uma administração pública: a manutenção da folha de pagamento dos servidores rigorosamente em dia.

 

Com pouco mais de um ano à frente do Executivo, a quitação do salário dentro do mês trabalhado tem sido uma das grandes ações defendidas e colocadas em prática pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Além disso, nos mês em que o dia do pagamento coincide com algum feriado, o gestor tem adotado como prática o adiantamento dos recebimentos.

 

 

Nesse mês de maio não será diferente. Em reunião com os setores que cuidam do campo financeiro do Município, Pinheiro determinou que todos os esforços necessários fossem tomados para mais uma vez garantir que os servidores passem o feriado com o crédito na conta. Dessa forma, prezando pela valorização daqueles que contribuem diariamente para o andamento da administração de Cuiabá, o prefeito anunciou nesta quinta-feira (24) que os salários de maio dos funcionários do Município serão quitados no próximo dia 30.

 

 

“O servidor público é um dos maiores patrimônios de uma gestão. Na maioria das vezes é ele quem está na ponta ajudando na resolução das demandas de toda a cidade. Dentro da minha gestão sempre fiz questão de destacar o respeito que tenho por essa classe. Honrar com o pagamento em dia ou, muitas vezes, até adiantá-lo foi uma meta que coloquei como uma das prioridades dentro da Prefeitura. É com gestos como esse que busco sempre reforçar toda a admiração que tenho pelos milhares de trabalhadores e trabalhadoras do Município. Portanto, seja no pagamento da folha salarial ou da RGA, não abrirei mão e nem pouparei esforços para continuar praticando essa política de valorização”, comenta o prefeito.

 

 

Comércio

 

 

Além de uma importante demonstração de reconhecimento dos trabalhos prestados pelos servidores públicos municipais, a fidelidade no pagamento em dia reflete positivamente em outro setor de fundamental importância para o desenvolvimento econômico da capital mato-grossense. Conforme destaca o presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá (ALCHIC), João Batista, que atualmente representa mais de 1.600 comerciantes da região, com a quitação da folha salarial o comércio cuiabano consegue alcançar uma grande movimentação de clientes. Segundo ele, em dias de feriados esse fluxo tende a ser ainda maior, pois são períodos onde o cidadão aproveita para se divertir com a família, fazer novas compras, e também sanar as contas antigas.  

 

 

“Como Cuiabá possui um amplo número de funcionários públicos, o pagamento da folha salarial atinge diretamente o comércio local. Quando o prefeito se esforça para pagar todo fim de mês há um grande aquecimento na economia. As lojas ganham uma maior movimentação, pois as pessoas vão pagar o cartão e fazer novas compras. É uma medida em que todos saem ganhando. O servidor recebe em dia, trabalha mais feliz e, ao mesmo tempo, o empresário também consegue administrar seu estabelecimento de forma mais tranquila e ainda fazer com que o município cresça economicamente”, salienta João Batista.

 

 

RGA aos efetivos

 

 

A quitação dos salários no próximo dia 30 é segunda ação em benefício aos servidores anunciada pelo prefeito nesta semana. Na última terça-feira (22), o gestor assegurou também o pagamento de 1,69% da Revisão Geral Anual (RGA) para os servidores efetivos ativos da Prefeitura e também para os inativos que se aposentaram com direito a paridade. Dessa forma, os funcionários terão o valor referente ao acumulado da inflação, de abril de 2017 até maio deste ano, creditados junto com a folha salarial.

 

 

A garantia do direito ao RGA também é um compromisso que vem sendo mantido pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Assim como em 2017, neste ano, o pagamento da revisão está sendo efetuada por etapas. A primeira englobou os trabalhadores comissionados, que já receberam no mês de março; a segunda será paga neste mês, aos servidores efetivos e, por último, a revisão irá atingir os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que serão contemplados em julho.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia