Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 15:47 - A | A

19 de Abril de 2024, 15h:47 - A | A

POLÍTICA / "EVITAR EXPOSIÇÃO"

Deputado sugere que apenas aulas de alto risco sejam filmadas em treinamento do Bombeiros

Fred Moraes
Única News



O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) afirmou que seu pedido de vistas sobre o Projeto de Lei 360/2024, do deputado estadual Wilson Santos (PSD) que visa garantir a gravação na íntegra dos treinamentos do Corpo de Bombeiros, após o episódio que ceifou a vida do aluno-bombeiro Lucas Veloso, foi para “aperfeiçoar” a lei. Ele informou que vai apresentar um substitutivo do projeto, determinando o registro audiovisual nos cursos de formação do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar "apenas em aulas de alto risco”.

O projeto havia sido colocado em pauta no último dia 10, mas a votação foi adiada após pedido de vista do parlamentar. O substitutivo foi apresentado na sessão ordinária desta quarta-feira (17).

Em entrevista à imprensa, Elizeu, que também é o presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária na Assembleia Legislativa, explicou que pediu vista na semana passada para que pudesse ouvir ao Corpo de Bombeiros, e que após uma reunião com o comandante geral, chegou ao entendimento de que os treinos de alto risco deverão ser gravados, além de contar com a presença de um coronel em cada aula. Segundo Elizeu, a gravação pode gerar vulnerabilidade e vazamento de informações dos cursos de formação.

“Eu pedi o visto no PL do Wilson e melhoramos ele. Fui até a instituição dialogar com o comandante geral. Eles me contaram que os Bombeiros estão tomando as previdências. Apresentaremos um substitutivo, que não isenta as gravações, até porque existe um decreto. Mas, acrescentamos que todos os treinamentos tenham um coronel dos bombeiros e que em apenas treinamentos aquáticos e de alto risco sejam gravados”, explica Elizeu.

O deputado salienta que o substitutivo foi bem aceito pelos deputados que haviam sugerido o projeto, Júlio Campos (União Brasil) e Wilson Santos.

“A minha comissão ficou de acordo, e teve apoio unanime na Assembleia. Os deputados Wilson Santos e Júlio Campos assinaram junto. Ouvimos todos os lados, e temos a plena certeza que demos um passo importante para preservar vidas”, continua.

DECRETO DA FILMAGEM

Em 15 de março, o governador Mauro Mendes (União Brasil) assinou o Decreto Lucas Veloso Peres, que obriga a gravação de todo o processo de treinamento das forças de Segurança do Estado de Mato Grosso. O decreto foi assinado durante encontro com a família do jovem Lucas Veloso Peres, de 27 anos, que morreu em treinamento do Corpo de Bombeiros no dia 27 de fevereiro.
A partir da publicação do texto do decreto, sugerido pelo deputado estadual Julio Campos, os treinamentos aquáticos de alto risco da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros Militar, das Polícias Militar, Judiciária Civil e Penal de Mato Grosso deverão ser gravados.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia