Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 15 de Março de 2019, 12:21 - A | A

15 de Março de 2019, 12h:21 - A | A

POLÍTICA / SANTA CASA DE CUIABÁ

Emanuel Pinheiro vai acionar hospital na Justiça por prejuízos a pacientes

Fernanda Nazário
Única News



O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou em coletiva, realizada nesta sexta-feira (15), que vai acionar a justiça contra a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Ele alega que a atitude da instituição é ilegal, conforme preconiza a lei 8666/93 das licitações e contratos, que qualquer instituição contratualizada não pode rescindir e/ou suspender os serviços sem prévia notificação de no mínimo 90 dias.

Além disso, Emanuel informa que a clausula 12º do contrato, entre o município e a Santa Casa, estabelece o prazo de no mínimo de 120 dias para rescisão ou suspensão dos serviços. “Não existia nenhuma possibilidade desse ato de desumanidade e violência contra a vida humana. Eu determinei que a Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria Geral do Município tome medidas legais cabíveis para notificar e responsabilizar na justiça a unidade e seus dirigentes pelos prejuízos causados”.

A paralisação na unidade hospitalar deixou cerca de 690 pacientes sem tratamento oncológico, radioterapia e quimioterapia. Como medida paliativa à situação, o prefeito já se reuniu com o Hospital Geral e o Hospital do Câncer para acolherem a demanda da pacientes oncológicos da Santa Casa.

Um aditivo será feito no contrato que o município já tem com essas unidades. Com isso, serão bloqueadas da regulação de saúde a adesão de novos pacientes para a Santa Casa. Eles, assim como os pacientes em tratamento no hospital, serão encaminhados ao HGU e Hcan. O prefeito garantiu que essas unidades têm estrutura para receber a demanda.

Sobre aplicação de recurso na Santa Casa, Pinheiro assegura que nenhum dinheiro será investido até que a situação seja resolvida e esclarecida. Ele informa que apenas a folha de pagamento dos funcionários está em discussão.

Para o prefeito, a Capital está carregando sozinha a responsabilidade da saúde pública do Estado. Prova disso, segundo ele, são os atendimentos do hospital: 30% são pacientes de Cuiabá e 70% do interior. “Quem está segurando a onda da saúde pública é a Prefeitura e olha que é ataque o dia todo. Eu, às vezes, deixo de investir na atenção básica, porque não sobra dinheiro e tenho que adiantar para a Santa Casa”.

Na coletiva, Pinheiro também falou sobre o Estado dever R$ 140 milhões ao município. “O estado tem que fazer a parte dele, dividir as responsabilidades. Nem por isso vou fechar as portas, até por uma questão humanitária”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia