Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 30 de Novembro de 2019, 08:09 - A | A

30 de Novembro de 2019, 08h:09 - A | A

POLÍTICA / ALTA DEMANDA

Faissal propõe prioridade na tramitação de projetos de energias renováveis em MT

Única News
(Com Assessoria)



Pensando em questões como os constantes aumentos nas contas de energia elétrica no Estado, garantia das isenções e incentivos aos produtores de energias renováveis, como a energia solar, o deputado Faissal Calil (PV) apresentou esta semana, em sessão ordinária da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 1243/2019 que impõe prioridade na tramitação processual que envolva projetos e procedimentos ligados ao âmbito das energias renováveis em Mato Grosso.

A implementação do projeto apresentado beneficiará, tanto o produtor doméstico que busca nas energias renováveis uma alternativa para fugir do alto custo da energia elétrica praticado atualmente, como o empresário e o investidor que pretendem instalar usinas fotovoltaicas e outros métodos para geração de energia limpa. A proposta é assegurar uma tramitação mais rápida e prioritária em todos os processos que dependam da administração pública, das autarquias e empresas prestadoras de serviço. Desburocratizando e dando uma agilidade diferenciada daquela praticada atualmente, tramitação que tem dificultado investimento mais sólidos para o setor em Mato Grosso.

O projeto também traz uma visão futura de médio e longo prazos que prevê o fim tão anunciado de recursos naturais como o petróleo, o gás natural e as reservas de carvão. Estimativas que impõem a necessidade urgente do uso de novas tecnologias, voltadas à instalação de fontes alternativas e renováveis de energia, com capacidade de garantir o desenvolvimento socioeconômico do Estado de forma ambientalmente limpa, economicamente sustentável e com um custo mais baixo para a população e o setor produtivo.

Segundo o deputado Faissal, a prioridade na tramitação dos processos envolvendo as energias renováveis trará, entre outros benefícios, uma utilização maior da larga oferta de recursos naturais existentes na região, atrairá investimentos e fomentará a geração de mão-de-obra no Estado. Além de diminuir o passivo ambiental provocado pela instalação de usinas hidroelétricas e o uso de combustíveis fósseis utilizados na produção convencional de energia, durante o período de estiagem.

“Com o Projeto de Lei que apresentamos queremos destravar todos os processos envolvendo as energias renováveis que se encontram em tramitação na SEMA, nas autarquias e em empresas concessionárias como a Energisa. Hoje é uma dificuldade conseguir uma simples autorização para instalar uma pequena usina de energia solar doméstica. Precisamos mudar esta realidade para atrair investimentos, oferecer alternativas para aqueles que não aguentam mais o alto custo da energia elétrica em nosso Estado. O fim dos combustíveis fósseis e de outros recursos naturais geradores de energia é uma realidade para a qual não podemos fechar os olhos. Facilitar a vida dos que querem investir nas energias renováveis em Mato Grosso é uma prioridade para o agora e para o futuro próximo”, destacou Faissal.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia