Cuiabá, 14 de Novembro de 2019

POLÍTICA
Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019, 21h:24

GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA

Juiz condena apenas Zaqueu Barbosa por Grampolândia; demais militares são absolvidos

Euziany Teodoro
Única News

João Vieira / A Gazeta

O juiz da 11ª Vara Militar de Mato Grosso, Marcos Faleiros, leu a sentença no julgamento dos cinco militares envolvidos no esquema de escutas telefônicas ilegais que fiou conhecido como a Grampolândia Pantaneira. Apenas o ex-comandante da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, foi condenado. Todos os outros foram absolvidos.

São réus no caso os militares coronel Zaqueu Barbosa, coronel Evandro Lesco, coronel Ronelson Jorge, tenente coronel Januário Edwirges e o cabo da Polícia Militar, Gerson Correa Júnior.

Zaqueu foi condenado a oito anos de reclusão e a perder a patente de coronel, sendo rebaixado a tenente-coronel. Ele deve aguardar em liberdade enquanto recorre. Em relação a cabo Gerson, o juiz entendeu que o tempo todo o militar tentou colaborar com as investigações, inclusive pedindo inúmeras vezes para que o Ministério Público aceitasse um acordo de colaboração premiada. Dessa forma, o juiz lhe concedeu perdão judicial e determinou que seja aceita sua delação.

A defesa do coronel Evandro Lesco pediu que ele recebesse perdão judicial da acusação de crime militar, respondendo apenas ao crime, confesso, pelas escutas ilegais. O juiz acatou o pedido e Lesco foi absolvido. O coronel Ronelson Barros também foi absolvido, a defesa dele argumentou que nunca teve qualquer envolvimento com os grampos, apenas tendo indicado pessoas que poderiam "colaborar" com o esquema. Januário Batista também foi absolvido.

O julgamento começou nesta quarta-feira (6) e com previsão para terminar apenas na sexta (8), mas o juiz Marcos Faleiros decidiu ler, ainda hoje, sua decisão.


1 COMENTÁRIO:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

CIDADÃO INDIGNADO  07-11-2019 22:10:23
NOSSA SER REBAIXADO DE PATENTE É UMA PUNIÇÃO MUITO PESADA MESMO!!!! ESSE JUIZ FOI CARRASCO!!! EU HEIMMM!!!!

Responder

0
0

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




VÍDEO PUBLICIDADE