Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 18 de Abril de 2018, 14:02 - A | A

18 de Abril de 2018, 14h:02 - A | A

POLÍTICA / "CARNE FRACA"

Maggi pode buscar OMC para impedir que União Européia feche mercado de exportação

Da Redação



(Foto: Arquivo/Secom-MT)

Blairo-Maggi-e-Cidinho-Secom-MT.jpg

 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou que irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a União Europeia que está descredenciando frigoríficos da BRF como exportadores de carne de aves para países do bloco econômico. Maggi considera a ação como guerra comercial da UE. “Estão aproveitando para nos  tirar do mercado em nome da sanidade, o que não é verdadeiro”, afirmou.

 

A decisão de suspender parte das exportações de apenas três frigoríficos havia sido tomada pelo próprio Mapa depois que a Polícia Federal realizou operação envolvendo análises laboratoriais que atendiam à BRF. Mas deverá se estender a todos os estabelecimentos da empresa, por iniciativa da UE.

 

Blairo afirmou que a preocupação com a presença de salmonella alegada no bloco não tem justificativa técnica. O senador Cidinho Santos (PR/MT) já teria mostrado sua indignação, em entrevista à Folha de São Paulo no último sábado (14), sobre a ameaça da União Europeia em descrendenciar os frigoríficos da BRF e suspender todas as compras de frango, quando acompanhou Maggi na visita da comitiva brasileira a Bruxelas. 

 

A entrevista  foi inclusive traduzida pela Agência Reuters e republicada em países como os Estados Unidos, Canadá, França, Egito, Romênia e Paquistão.

 

O senador integrou a comitiva liderada pelo ministro, representando o Senado Federal, na visita ao Parlamento Europeu para tratar dos embargos da União Europeia às exportações de carne da BRF, em decorrência das investigações da Operação Carne Fraca.

 

Na entrevista dada ao repórter Igor Gielow, o parlamentar chegou a revelar que membros da UE estariam se  aproveitando da crise deflagrada pela operação e que a perspectiva é pessimista. "O ministro Blairo Maggi (Agricultura) apresentou todos os argumentos, mas eles ameaçam desabilitar todas as plantas da BRF", afirmou.

 

O Brasil é o maior produtor mundial de frango, e a BRF, sua principal exportadora. Os países da UE são destino de cerca de 15% das vendas, segundo dados do setor. Está prevista ainda para esta quinta-feira (18), uma decisão formal da Comissão Europeia, contra o Brasil. A partir daí a opção do governo federal será buscar a OMC, como forma de criar uma arbitragem ou retaliar contra produtos europeus.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia