Cuiabá, 13 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2019, 17:35 - A | A

05 de Fevereiro de 2019, 17h:35 - A | A

POLÍTICA / CONCORRÊNCIA

Maluf, Zaque e Rezende são cotados para vaga do TCE

Da Redação



Foto: (Montagem)

tce

 

Depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, publicou a sua decisão nesta segunda-feira (04), revogando a medida cautelar que impedia qualquer indicação, nomeação e posse no Tribunal de Contas do Estado para a vaga do ex-conselheiro Humberto Bosaipo, surgiram nos bastidores da política os nomes de três possíveis candidatos.

Dentre os eles, o já declarado candidato, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). O deputado Sebastião Rezende (PSC) e do promotor de Justiça, Mauro Zaque, também são cotados para ocupar a vaga.

Maluf já declarou em conversa com jornalistas que pretende concorrer à vaga. Quanto aos outros dois candidatos, ainda não há confirmação.

No entanto, corre nos bastidores que a candidatura de Zaque está sendo costurada pelos deputados novatos, que defendem mudanças, avaliando que ele poderia ajudar a mudar a imagem do TCE, que foi alvo de casos de corrupção envolvendo cinco conselheiros que, inclusive, foram afastados por determinação do Supremo Tribunal Federal.

Zaque ganhou notoriedade ao denunciar o esquema dos grampos ilegais na gestão Pedro Taques (PSDB). Além da operação Catarata – também no governo tucano - que trouxe à tona os pagamentos vultuosos e casos de pacientes que ficaram cegos ao fazer cirurgia pelo programa Caravana da Transformação.

Vaga no TCE

Em 2014, uma medida 'congelou' a vaga do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Humberto Bosaipo, que foi concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, atendendo a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Associação Nacional dos Auditores do Tribunal de Contas do Brasil (Audicon).

Agora, o STF liberou a vaga para que a Assembleia Legislativa faça a indicação. Ressaltando que o governador Mauro Mendes (DEM) é quem assina o ato de nomeação após a indicação feita pela Casa.

O presidente da AL, Eduardo Botelho (DEM), pontuou em conversa com jornalistas que apesar da decisão do STF, o processo de escolha levará alguns meses para ser concluído.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia