Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 07 de Março de 2019, 14:05 - A | A

07 de Março de 2019, 14h:05 - A | A

POLÍTICA / HÁ 2 LEGISLATURAS

Única deputada na AL, Janaina cumpre agenda em alusão à semana da mulher

Da Redação
Única News



A vice-presidente da Assembleia Legislativa e única mulher no parlamento estadual há 2 legislaturas, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), participa nesta sexta-feira (8), em Juara (a 800 km de Cuiabá), de uma sessão solene na Câmara Municipal em homenagem às mulheres. A parlamentar está com uma agenda extensa de participações em eventos nesta semana alusiva ao Dia Internacional da Mulher. 

“Como única mulher no parlamento estadual eu não poderia deixar de estar na minha cidade que é Juara para essa sessão solene em homenagem à mulher e de voltar ao município de Novo São Joaquim como uma forma de reciprocidade à confiança que depositaram no meu trabalho”, disse.

Na Câmara de Juara, a cerimônia homenageará mulheres de destaque que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do município. Em uma pequena 'palestra', em sua fala, Janaina deve abordar temas como a sororidade, que discute a ideia de união e aliança entre as mulheres, baseada na empatia e companheirismo. Assim, alcançar objetivos em comum, bem como sobre a importância de as mulheres ocuparem espaços de poder na construção de um estado melhor.

Já no sábado (9), a parlamentar segue para o município de Novo São Joaquim (a 493 km de Cuiabá), onde participa de uma conversa com lideranças políticas locais e cumpre agenda de visitas. Ela destaca que no município foi onde proporcionalmente aumentou sua votação com relação às eleições de 2014. O número de votos de Janaina passou de 8 em 2014 para 941 em 2018, totalizando 29,26% dos votos válidos.

Janaina é autora de diversas leis e projetos de leis que tratam da defesa da mulher e já foram sancionadas:

Lei n° 10.760/2018 – Que dispõe sobre a valorização das mulheres e o combate ao machismo na rede pública estadual de ensino de Mato Grosso.

Lei n° 10.745/2018 – Que dispõe sobre o atendimento diferenciado à mulher chefe de família, à mulher idosa e à mulher com deficiência nos programas habitacionais populares do Estado de Mato Grosso.

Lei n° 10.784/2018 - Institui a Política Estadual de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o Mercado de Trabalho.

Lei n° 10.506/2017 - Torna obrigatório o atendimento hospitalar diferenciado multidisciplinar às crianças e mulheres vítimas de violência sexual no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.

Além das quatro leis já sancionadas, a parlamentar possui mais 9 projetos de leis em tramitação cujo tema é a mulher.

Audiência Pública

Na segunda-feira (11), às 14h30, no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a vice-presidente participa de uma audiência pública de autoria do deputado Valdir Barranco, da qual é coautora, com o objetivo de debater a questão da mulher na sociedade atual. Assuntos como a mulher na política, feminicídio e machismo e defesa dos direitos da mulher devem fazer parte da pauta de debates.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia