Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019, 08:28 - A | A

21 de Fevereiro de 2019, 08h:28 - A | A

POLÍTICA / NO COLÉGIO DE LÍDERES

Saiba quem votou em quem na escolha do Indicado para o TCE

Euziany Teodoro
Única News



Após um dia de ânimos exaltados e muita articulação política, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) foi, finalmente, o escolhido para a vaga deixada por Humberto Bosaipo no Tribunal de Contas do Estado, nesta quarta-feira (20). Ele ganhou com 11 votos, contra 10 votos de Max Russi (PSD), dois votos de Eduardo Calmon e um voto em branco.

Entre onze deputados que escolheram Maluf há algumas surpresas. Segundo foi divulgado nos bastidores, os onze são: além dele mesmo, votaram Paulo Araújo (PP), Ondanir Borotlini, o Nininho (PSD), Romoaldo Júnior (MDB), Eduardo Botelho (DEM), Sílvio Favero (PSL), Xuxu Dalmolin (PSC), Faissal Khalil (PV), Wilson Santos (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Sebastião Resende (PSC).

Esses dois últimos foram indicados à vaga e retiraram suas candidaturas nos últimos minutos, durante explanação no Colégio de Líderes.

Janaína Riva (MDB), principal articuladora pela escolha de Max Russi, é contra a indicação de Maluf que, segundo ela, acabará judicializando novamente a vaga, por causa de sua situação jurídica. “Maluf se tornou réu por unanimidade no Tribunal de Justiça por caso de corrupção. É a mesma coisa que aconteceu com Humberto Bosaipo, que teve que renunciar para responder aos processos, em 2014”, explica a deputada.

Guilherme Maluf se tornou réu no último dia 14, por suposto envolvimento em esquema de desvio de verbas da Secretaria de Estado de Educação, desbaratado pela Operação Rêmora, em 2016. Ele é citado na delação por seu primo, Allan Malouf, que o aponta como um dos líderes do esquema.

Maluf, que precisa de 13 votos em plenário para consolidar sua indicação, afirma que conversará com os colegas em busca dos dois votos que faltaram. “Vou fazer a mesma ação política que fiz na campanha. Conversar com os colegas. Vou em busca dos dois votos que faltaram, por maioria simples. Fazer um trabalho de debate, ver o que esperam e mostrar minhas propostas”, disse.

No juiz de Várzea Grande, Eduardo Calmon, votaram os deputados Ulysses Moraes (DC) e Delegado Claudinei (PSL).

Em Max Russi, além dele mesmo, votaram os deputados Janaina Riva, Doutor Joao (MDB), Thiago Silva (MDB), Lúdio Cabral (PT), Valmir Moretto (PRB), João Batista (PROS), Elizeu Nascimento (DC), Doutor Eugênio (PSB) e Valdir Barranco (PT).

Portanto, o voto em branco é do deputado Doutor Gimenez (PV).

Para o presidente da Mesa Diretora, Eduardo Botelho, a escolha foi democrática. “Foi um episódio muito importante pra Casa. Feito de forma democrática com a oportunidade de cada deputado fazer sua indicação. Foi uma disputa acirrada, mas feita da forma mais democrática possível. O resultado foi bom. A Casa escolheu e temos que respeitar a maioria”, afirmou.

Guilherme Maluf passará por sabatina na terça-feira (26), depois terá seu nome votado em plenário.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia