Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019, 17:32 - A | A

22 de Janeiro de 2019, 17h:32 - A | A

POLÍTICA / SAÚDE PÚBLICA

Vidotti vistoria novo HMC e relatório definirá atendimento à pacientes

Luana Valentim
Da Redação



Foto: (Reprodução/Web)

psm

 

A juíza Celia Vidotti acompanhada dos promotores de Justiça, Alexandre Borges e Marcos Poderoso, fizeram uma inspeção na tarde desta terça-feira (22), no novo Hospital Municipal de Cuiabá.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e o secretário Municipal de Saúde, Antônio Possas, apresentaram as alas do hospital à juíza e aos promotores e explicou o cronograma de transição do atual Pronto Socorro para a nova unidade, além de sua intenção de transformá-lo em um hospital materno infantil.

O HMC foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 2018, porém, os atendimentos só irão iniciar, caso a Justiça determine.

Pinheiro havia declarado em conversa com jornalistas que o Ministério Público e o Tribunal de Contas foram induzidos ao erro, quando barraram a transferência do PSM para o novo hospital. Pontuando que houve uma tentativa de seus adversários políticos de jogar os órgãos de controle, a Justiça e a sociedade contra a sua gestão.

Para finalizar as obras do novo PSM, o senador Wellington Fagundes (PR) e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), buscaram recursos junto ao Governo Federal, que concedeu o montante de R$ 100 milhões incluindo-o no programa ‘Desafio Chave de Ouro’.

Para o emedebista, se não fosse a decisão da juíza Célia Regina Vidotti, o novo HMC já teria começado o atendimento na mesma data de inauguração. Agora, tudo irá depender do relatório da magistrada.

Inicialmente, o ambulatório foi entregue no dia 28 de dezembro, com recepção, sala de curativos e médicos cardiologistas, ginecologistas obstétricas, entre outros atendimentos. No dia 29 de janeiro – um mês depois – será entregue a enfermaria com farmácia, leitos masculinos e isolamento, leitos femininos e isolamento, além de consultório de ultrassom.

Já no dia 25 fevereiro, antes do carnaval, a primeira etapa de urgência e emergência será entregue. Em 22 de março será entregue as UTI’s e salas de cirurgias. O hospital será entregue 100% apenas no dia 8 de abril.

Após a inspeção, a juíza irá fazer um relatório colocando o seu entendimento. Os promotores disseram que estão satisfeitos em ver que as obras estão quase concluídas, pois o problema seria se elas estivessem paradas.

Mesmo que o TCE já tenha determinado a suspenção do contrato, Pinheiro continua defendendo que o novo PSM - o qual ele quer chamar apenas de Hospital Municipal de Cuiabá - seja gerido pela Empresa Cuiabana de Saúde, assim como ocorre com o Hospital São Benedito.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia

Júlio brides 22/01/2019

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Júlio brides 22/01/2019

Essa Juíza não é a mãe daquele rapaz maconheiro que diz que faz filmagens???

2 comentários

1 de 1