Cuiabá, 06 de Maio de 2024

VARIEDADES Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019, 09:39 - A | A

17 de Dezembro de 2019, 09h:39 - A | A

VARIEDADES / VONTADE DE TRABALHAR

José Roberto Burnier volta à TV após tratar câncer

Jornalista, de 59 anos, chegou a ficar 30 dias não consecutivos internado e perdeu 18 kg ao longo dos procedimentos. "Não fiquei pensando na morte", disse ele ao 'G1'

Revista QUEM



José Roberto Burnier voltará à televisão a partir de 6 de janeiro de 2020. Em entrevista ao portal G1, o jornalista, de 59 anos de idade, contou que o afastamento foi motivado pelo tratamento de um câncer na base da língua. Ele ficou cinco meses afastatado do programa Em Ponto, da GloboNews. “Estou louco para voltar ao jornal. E aviso a todo mundo que vou voltar em breve, dia 6 de janeiro. Estou com muita vontade de trabalhar.”

Contratado do Grupo Globo desde 1983, Burnier estreou na TV como repórter no Globo Rural e passou pelos principais telejornais da emissora antes de antes de ancorar o noticiário matutino do canal pago. "Minha experiência de cobrir tanto isso ajudou muito. Eu não fiquei pensando em morte em momento nenhum. Eu não li nada, eu não procurei nada na internet sobre o meu tumor", afirma o jornalista que, ao longo de sua trajetória em reportagens, cobriu a luta contra o câncer do vice-presidente da república, José Alencar. O trabalho foi transformado no livro Os últimos passos de um vencedor - entre a vida e a morte, o José Alencar que conheci, publicado pela Editora Globo.

De acordo com o G1, o tratamento teve início no dia 30 de julho e consistiu em 33 sessões de radioterapia e três de quimioterapia. O jornalista chegou a ficar 30 dias não consecutivos internado e perdeu 18 kg ao longo dos procedimentos.

“Era uma agonia por dia. Sempre me concentrava na próxima agonia. Comecei a engasgar muito, porque a garganta estava sendo bombardeada pela rádio. Engasgava com qualquer gole de água. Enjoos frequentes, vômitos”, descreve o jornalista, que passou a ter sinais de melhor no fim de outubro. "Estou com o paladar alterado até hoje. Comida com sal eu sinto, mas o doce não. E durante muitos dias eu tive que comer sem sentir o gosto de nada. É a coisa mais horrível. Parece que você está comendo borracha. Não sabia que a gente precisava tanto do paladar. Só quando você perde é que você percebe. É impressionante, você não consegue comer. "

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia