Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020, 09:02 - A | A

17 de Janeiro de 2020, 09h:02 - A | A

VOLTA AO MUNDO / DISCURSO POLÊMICO

‘Coincidência retórica’, diz secretário de Cultura sobre discurso semelhante ao de ministro de Hitler

Roberto Alvim e Joseph Goebbels falaram em arte nacional 'heroica' e 'imperativa'.



O secretário especial de Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, em post em sua conta no Facebook, que o discurso dele semelhante ao do ministro de Adolf Hitler da Alemanha Nazista é “coincidência retórica”.

Assim como Goebbels havia afirmado em meados do século XX que a "arte alemã da próxima década será heroica” e “imperativa”, Alvim afirmou que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”.

Em seu esclarecimento, no Facebook, Alvim afirmou que "o trecho fala de uma arte heroica e profundamente vinculada às aspirações do povo brasileiro". "Não há nada de errado com a frase", completou.

"Todo o discurso foi baseado num ideal nacionalista para a Arte brasileira, e houve uma coincidência com UMA frase de um discurso de Goebbles... Não o citei e JAMAIS o faria. Foi, como eu disse, uma coincidência retórica. Mas a frase em si é perfeita: heroísmo e aspirações do povo. É o que queremos ver na Arte nacional", disse Alvim.

(Foto: Reprodução/Facebook)

facebook

Post de Roberto Alvim no Facebook sobre fala semelhante a de ministro de Adolf Hitler Joseph Goebbels.

 

Discurso em lançamento de prêmio de artes

A declaração de Alvim foi dada em vídeo postado na página da Secretaria Especial de Cultura no YouTube nesta quinta-feira (16) para divulgar um concurso nacional de artes. O vídeo ganhou grande repercussão nas redes sociais e tanto o nome do secretário Alvim quanto o de Goebbels foram parar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

O discurso de Goebbels consta do livro “Joseph Goebbels: Uma biografia”, do historiador alemão Peter Longerich.

 

Compare os discursos:

 

Roberto Alvim

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada.”

 

Joseph Goebbels

“A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada."

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia