Cuiabá, 06 de Maio de 2024

VOLTA AO MUNDO Sábado, 16 de Dezembro de 2017, 16:16 - A | A

16 de Dezembro de 2017, 16h:16 - A | A

VOLTA AO MUNDO / MANIFESTAÇÃO

Fatah convoca nova manifestação contra visita de vice dos EUA a Jerusalém

G1



Reprodução

2017-12-16t140218z-1267896327-rc1ff54fefe0-rtrmadp-3-israel-palestinians.jpg

 

Um dia após a morte de quatro palestinos em protestos, o Fatah, movimento do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, anunciou neste sábado (16) uma manifestação na próxima quarta-feira (20) em Jerusalém contra a visita do vice-presidente americano Mike Pence, que estará em visita oficial.

 

Neste sábado, milhares de palestinos participaram nos funerais de dois dos quatro palestinos mortos na sexta-feira pelos soldados israelenses na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, onde novos protestos ocorreram contra a decisão do presidente americano Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. De acordo com a CNN, centenas ficaram feridos.

 

Um dos mortos na Faixa de Gaza, segundo a rede de TV Al Jazeera, era Ibrahim Abu Thurayyah, de 29 anos, manifestante famoso por ter as duas pernas amputadas. Ele teria sido alvejdo por um tiro na cabeça por um soldado israelense.

 

Soldados israelenses respondem a manifestantes palestinos que lançaram pedras nesta sexta-feira (15) na fronteira com a Faixa de Gaza (Foto: Amir Cohen/ Reuters) Soldados israelenses respondem a manifestantes palestinos que lançaram pedras nesta sexta-feira (15) na fronteira com a Faixa de Gaza (Foto: Amir Cohen/ Reuters)

Soldados israelenses respondem a manifestantes palestinos que lançaram pedras nesta sexta-feira (15) na fronteira com a Faixa de Gaza (Foto: Amir Cohen/ Reuters)

Visita polêmica

Pence, que viajará ao Egito e Israel, cancelou sua visita aos territórios palestinos depois da negativa de Abbas de recebê-lo, em sinal de protesto contra a decisão de Trump.

 

Anunciada em 6 de dezembro, a decisão unilateral dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel provocou alarme em todo o mundo e manifestações de revolta palestinas e em vários países árabes e muçulmanos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia