23 de Janeiro de 2025
facebook twitter instagram youtube

AGRONEGÓCIO Domingo, 29 de Dezembro de 2024, 14:00 - A | A

29 de Dezembro de 2024, 14h:00 - A | A

AGRONEGÓCIO / PRODUTIVIDADE

Aquicultura ultrapassa captura de peixes selvagens pela primeira vez

Relatório destaca recorde na produção de pescados, com aquicultura liderando o setor, mas alerta para desafios na sustentabilidade

Thiago Dantas
Estadão Conteúdo



A produção global de alimentos aquáticos cultivados ultrapassou, pela primeira vez na história, a captura de peixes selvagens. A informação é do relatório “O Estado Mundial da Pesca e Aquicultura”, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Segundo o documento, a produção total de pescados e aquicultura alcançou 223 milhões de toneladas métricas em 2022, com valor estimado em US$ 472 bilhões. O principal motor desse crescimento foi a aquicultura, que já representa 51% da produção global de animais aquáticos.

A pesquisa também revela que 63% dos produtos aquáticos cultivados são provenientes de águas continentais, enquanto 37% vêm de áreas marinhas e costeiras. Apesar do avanço, a FAO alerta para a gestão insuficiente dos estoques pesqueiros selvagens, o que ameaça o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade do setor.

Outro ponto de destaque no relatório é o papel das mulheres no setor: elas representam 24% dos trabalhadores na pesca e aquicultura, um crescimento de 3% em relação a 2022, além de serem maioria (62%) na força de trabalho dedicada ao processamento de pescados.

CLIQUE AQUI e continue a leitura.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia