11 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 19:25 - A | A

13 de Maio de 2024, 19h:25 - A | A

AGRONEGÓCIO / APARECIMENTO DE PRAGAS

Safra de tomate retrocede e deve voltar ao patamar de 2022

Condições climáticas e o aparecimento de pragas que migraram de outras culturas para o fruto derrubaram as projeções do setor

Canal Rural
Única News



As condições climáticas adversas, devido a presença do evento El Niño, e a alta proliferação de pragas, como a mosca branca, devem afetar consideravelmente a produtividade das lavouras de tomate industrial, com expectativa de retorno ao patamar de 2022.

Segundo levantamento feito pela Tomate BR, a área de cultivo deve ultrapassar 19 mil hectares, uma revisão das projeções divulgadas pela associação no início deste ano, quando se esperava um aumento de 7% do espaço ocupado pelas plantações.

A produção deve alcançar em torno de 1,7 milhão de toneladas e os números das colheitas devem ficar bem próximos dos registrados em 2022, conforme mostra a projeção mais recente da entidade.

Projeções eram otimistas, mas…

“O ano de 2023 foi um dos mais rigorosos da última década com o tomate e este ano as projeções eram mais otimistas, porém estamos enfrentando diversas dificuldades”, diz o diretor da Tomate BR, Vlamir Breternitz.

Segundo ele, as altas temperaturas nos meses de janeiro, fevereiro e março contribuíram para a ponte migratória de agentes transmissores de viroses, a exemplo da mosca branca, vindos de culturas como a soja. “Com isso, as primeiras lavouras sofreram sérios danos e algumas tiveram até mesmo que ser erradicadas”, explica.

 

Leia a matéria completa no Canal Rural 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia