Por Claudinet Coltri Júnior
Reprodução / Internet

Em nossa sociedade moderna, algumas ideias são jogadas ao vento (em livros, artigos científicos, teorias das mais variadas) e acabamos incorporando (como ideia) em nosso dia a dia. O problema é que, muitas delas, muitas vezes, são mera ilusão. A Era do Conhecimento, como nos é vendida, é uma delas.
Aprendemos nos bancos das escolas (e eu mesmo já ensinei isso) que quem detém a vantagem competitiva é quem tem conhecimento. Hoje tenho clareza que isso, ainda, é uma meia verdade, principalmente quando o detentor do conhecimento é o funcionário. Dentro dessa lógica, somos instigados para aprender cada vez mais, mas muitos de nossos gestores e empresários, não importando o tamanho da organização, são despreparados para ocuparem a posição em que estão. Nesse contexto, o conhecimento, em contraponto com a ignorância, é vencido pela segunda, porque incorporamos que a obediência é fator de juízo aos funcionários.
Em uma das empresas de treinamento que trabalhei como parceiro, identificamos que, todas as vezes que promovíamos cursos de atendimento, só as/os atendentes iam fazer. Depois, nada daquele conhecimento sobre boas práticas que socializávamos, era implantado. Veja que atroz: a empresa passava por problema de atendimento; pagava para o pessoal de atendimento se qualificar; o chefe não ia; o funcionário levava as novas práticas; o chefe, pela ideia de vir ‘de baixo‘ achava besteira implantar. Como efeito colateral tínhamos o aumento da insatisfação do funcionário em relação ao trabalho, porque é desestimulante saber o que tem que ser feito e não poder fazê-lo por ignorância do seu superior (que é quem manda). E pior: quando contrapõe, é cobrado por não ter juízo! É essa a nossa Era do Conhecimento!
É óbvio que há pessoas e organizações mundo afora que levam o conhecimento a sério. O que digo é que a prática ainda está longe para chamarmos de Era. Enquanto vivermos no ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo‘, teremos clareza que o conhecimento não vence, porque, em caso da insistência em se fazer o que é certo, ele será demitido pela ignorância. Assim, não é hora de pararmos de aprender, mas, sim, de quem manda descer de seus pedestais e ir à campo para ver que a realidade, hoje, é outra. É hora de acabarmos com a farsa e adentrarmos, de vez, na Era do Conhecimento, de fato.Pense nisso, se quiser, é claro!
Claudinet Coltri Junior é palestrante, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos. Website: www.coltri.com.br - E-mail: [email protected] - facebook.com/coltrijunior.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3