Cuiabá, 07 de Maio de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 15:52 - A | A

17 de Abril de 2024, 15h:52 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / FELLIPE VALLE

Avanços na Terapia com Células-Tronco para Lesões na Medula Espinhal

Única News



A paralisia resultante de lesões na medula espinhal tem sido uma condição desafiadora de tratar. No entanto, avanços recentes na terapia com células-tronco trouxeram esperança para pacientes que perderam a mobilidade e a sensação devido a danos na medula espinhal. Um estudo inovador publicado no início DSAQdo mês, conduzido por cientistas da Mayo Clinic nos Estados Unidos demonstrou resultados promissores na melhoria da qualidade de vida de indivíduos paralisados.

O Estudo

O estudo da Mayo Clinic, publicado na revista científica Nature Communications, em 1º de abril de 2024, concentrou-se em sete pacientes com diferentes graus de paralisia causada por lesões na medula espinhal. Esses pacientes receberam uma terapia inovadora com células-tronco com o objetivo de restaurar movimentos e sensações.

O Procedimento

Os pesquisadores colheram células-tronco mesenquimais (MSCs) da medula óssea dos pacientes. As MSCs são células multipotentes capazes de se diferenciar em vários tipos celulares. A equipe injetou essas MSCs diretamente na medula espinhal lesionada.

A terapia foi bem tolerada por todos os pacientes, sem efeitos adversos relatados.

Resultados

Ao longo de vários meses, os pacientes começaram a recuperar movimentos em seus membros. Alguns pacientes conseguiram mexer os dedos dos pés, enquanto outros experimentaram maior força na parte superior do corpo. Os pacientes também relataram maior percepção sensorial, como sentir calor, toque e pressão. Estudos de imagem revelaram alterações na medula espinhal lesionada, indicando reparação tecidual e redução da inflamação.

Conclusão

O estudo da Mayo Clinic sobre terapia com células-tronco representa um grande avanço no tratamento de lesões na medula espinhal. Embora desafios ainda existam, os resultados oferecem esperança aos pacientes paralisados e suas famílias. À medida que a pesquisa continua, podemos vislumbrar um futuro em que mobilidade e sensação sejam restauradas para aqueles que antes enfrentavam uma vida limitada pela paralisia.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia