10 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

ARTIGOS/UNICANEWS Terça-feira, 01 de Novembro de 2016, 16:15 - A | A

01 de Novembro de 2016, 16h:15 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / JAIR DONATO

Visão sobre a vida



Jair Donato

 

Você já parou para refletir sobre a relação entre a visão que possui sobre a vida e o seu quociente emocional? Diante de uma situação inesperada qual sua visão de imediato? Reage de maneira entusiasta, negadora e negativa, ou, ao contrário? Essa análise é um importante indicador sobre o nível de inteligência emocional que você possui. Preceitua o escritor Leonardo Boff que cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.

 


Há uma antiga história sobre um imperador Chinês cujo nome era Kru Won. Governante inteligente e muito cruel, por isso temido, liderava o povo com mão-de-ferro. Tinha muitas esposas guardadas por eunucos reais, e o prazer dele estava em se divertir jogando e divertia os súditos com jogos públicos. Certa vez, um dos generais de maior confiança do imperador apaixonou-se por uma das esposas prediletas dele e fugiu com ela. Não demorou muito e foram capturados e trazidos de volta à corte de Kru Won para receberem o castigo.

 


Naquela ocasião, em vez de decidir cortar a cabeça do traidor, como era costume, o imperador achou interessante divertir a corte. Mandou colocar o general no meio de um anfiteatro que tinha duas portas. Inclinando-se por cima de um balcão em direção ao general, o imperador disse que ele deveria abrir uma daquelas duas portas. E que atrás de uma delas havia uma bela donzela, enquanto atrás da outra havia um tigre faminto. Assim, de acordo a sorte que tivesse, ou ele se casaria ou seria comido vivo na frente de todos.

 


Em seguida o imperador informou que a própria esposa, que estava presente ao lado dele, aquela que havia partilhado a cama e fugido o general, sabia atrás de que portas se encontram a donzela e o tigre. E complementou dizendo que pelo fato de os dois terem nutrido um profundo sentimento pelo outro enquanto amantes, ele deu à mulher permissão para indicar ao capturado que porta deveria abrir. O general olhou para a mulher amada, e ela indicou a porta à esquerda. Então, ele correu e abriu-a imediatamente.

 


Caro leitor, pare um pouco aqui e responda a seguinte pergunta: quem você acha que o general encontrou atrás da porta? A donzela ou o tigre? Qual foi a resposta que veio naturalmente como à sua mente? E fique calmo porque isso não é uma pegadinha, tampouco esse questionamento não pretende induzir você a qualquer tipo de resposta porque nesse caso não há certo ou errado. Essa história serve apenas que você se situe sobre a atitude interna que possui em relação à vida, uma reflexão apenas. Sua resposta apenas evidencia, conforme sua escolha, o tipo de atitude básica que você pode ter, mesmo que não perceba, em relação à vida e às pessoas. Bem, se já fez sua escolha, agora continue.
Há quem faz a escolha pelo tigre. Se essa foi a sua também, é interessante que se permita algumas reflexões. Pessoas que fazem esta escolha tendem a ter uma atitude de desconfiança em relação ao mundo e às pessoas com as quais convivem. Podem acreditar, por exemplo, que sempre que alguém oferece ajuda, está querendo alguma coisa em troca. Em alguns contextos, a opção pelo tigre indica uma atitude reativa em relação o modo de viver. Isto é, tem uma tendência pessimista em relação a possíveis resultados e, sem perceberem, acabam perdendo boas oportunidades de sucesso e crescimento por causa dessa atitude. Pense um pouco. Não seria essa atitude algo que possa limitar você diante de grandes oportunidades?

 


Mas, caso sua opção tenha sido pela donzela, isso pode indicar a presença de uma atitude positiva em relação à vida e às pessoas. Essa opção indica bom nível de maturidade e equilíbrio emocionais e, que junto a outros fatores podem indicar alto nível de inteligência emocional. Constata-se que é importante a presença de otimismo na personalidade de uma pessoa, assegura o psicólogo Daniel Goleman, autor do livro ‘Inteligência Emocional‘. Segundo ele, essa presença de uma visão otimista é um fator de equilíbrio e maturidade emocional, grandemente responsável pelo sucesso e pela felicidade das pessoas.

 


Após anos de estudos sobre o tema, constata-se que pessoas otimistas e positivas são mais felizes e realizadas, desenvolvem relacionamentos afetivos, amorosos, sociais, profissionais e familiares mais equilibrados e gratificantes, afirma Goleman. Daqui pra frente, observe seus pensamentos diante de fatos que ocorrem no dia-a-dia, você pode concentrar mais nas soluções e nas oportunidades. Afinal, quando você ouve uma ‘cantada de pneus‘ no asfalto, uma freada brusca, o que vem antes à sua mente? Essa é uma boa observação?



Jair Donato é jornalista em Cuiabá, consultor de desenvolvimento de pessoas, professor universitário, especialista em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. E-mail: [email protected]

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

 

Comente esta notícia