03 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

BRASIL Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024, 15:04 - A | A

01 de Novembro de 2024, 15h:04 - A | A

BRASIL / VEJA VÍDEO

Aviões da Força Aérea se chocam no ar durante treinamento no interior de SP

Avião T-27 Tucano caiu na tarde desta sexta-feira às margens da Rodovia Anhanguera, em Pirassununga. A piloto conseguiu se ejetar e foi resgatada com ferimentos leves.

Marcos Fonseca
Diário SM



Dois aviões de treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram em pleno voo durante um treinamento na região da Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, no interior de São Paulo. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º). Uma das aeronaves caiu, mas a militar que pilotava o aparelho conseguiu se ejetar e sobreviveu.

Segundo o site Aeroin, especializado em notícias sobre aviação, a colisão envolveu dois T-27 Tucano que realizavam manobras em formação. De acordo com informações preliminares, os pilotos participavam de um voo de treinamento quando a militar, uma cadete que ainda está em fase de instrução, subiu a altitude e colidiu com o avião que estava acima. O leme de seu Tucano acabou se chocando com a hélice da outra aeronave, resultando em sérios danos em ambos os aviões.

VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA

Após o impacto, o T-27 da cadete apresentou danos estruturais e começou a perder combustível. A alternativa foi a piloto se ejetar. Ela foi resgatada logo após por um helicóptero da FAB e passa bem, sem ferimentos graves. O avião caiu às margens da Rodovia Anhanguera e pegou pegou. 

Já o oficial que pilotava o outro T-27 conseguiu realizar um pouso seguro na própria pista da Academia da Força Aérea.

A AFA é uma das principais locais para treinamento de pilotos da Força Aérea. A FAB divulgou nota sobre o acidente. Confira abaixo:

No início da tarde desta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA) apresentaram uma intercorrência durante um voo de formatura. A tripulação era composta por um instrutor de voo na aeronave do líder e uma cadete na aeronave de Ala. Por precaução, foi declarada emergência, e a aeronave do líder prosseguiu para um pouso de emergência na AFA, enquanto a aeronave de Ala foi acompanhada por outra aeronave com instrutor de voo.

Diante das circunstâncias, foi tomada a decisão de realizar uma ejeção controlada, conforme os manuais e normas de operação da aeronave. A ejeção foi bem-sucedida, e a cadete já se encontra no Grupo de Saúde de Pirassununga, dentro da AFA. Ela está em bom estado de saúde e passa por exames complementares e acompanhamento médico.

A Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da AFA está conduzindo as ações iniciais de investigação, em conformidade com as normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), para identificar possíveis fatores contribuintes desta ocorrência.

Segundo acidente

Esse foi o segundo acidente envolvendo aviões da FAB em menos de um mês. Em 22 de outubro, um caça F-5M da Força Aérea Brasileira caiu na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, após o avião apresentar uma falha técnica. O piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia