O GLOBO
Morreu nesta quinta-feira (1), aos 84 anos, a cantora Nana Caymmi, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira. A informação foi confirmada por uma fonte próxima.
Nana havia passado seu aniversário de 84 anos, na última terça-feira (29), em estado delicado de saúde. A cantora, que estava internada há nove meses, sofreu uma "overdose de opioides", conforme informou ao GLOBO seu irmão, o músico Danilo Caymmi. A causa da morte ainda não foi informada.
Nana deu entrada na Clínica São José, em Botafogo, Zona Sul do Rio, em agosto do ano passado, diante de um quadro de arritmia cardíaca. Ela passou por cateterismo e traqueostomia. Na última terça (29), Nana passou por reposição de glicose e teve medicação ajustada pelos médicos.
Em 1973, aos 32, em entrevista ao GLOBO, ela já se definia com uma franqueza que seria mantida por toda a sua carreira:
"Nana Caymmi é uma senhora neurótica. Venho de uma família de dois compositores e dois intérpretes que muito me orgulham, onde a música é mais nossa vida que nosso ganha-pão"
Nascida Dinahir Tostes Caymmi, em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, Nana foi a primogênita do casal formando pelo cantor e compositor baiano Dorival Caymmi e pela cantora Stella Maris. Quando ela nasceu, o pai já era conhecido no rádio, por gravações como a que Carmen Miranda fizera de “O que é que a baiana tem?”. Na escadinha, foi seguida por Dori em 1943 e Danilo em 1948 — todos os irmãos acabariam virando músicos também.
Leia a matéria completa no O Globo
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3