15 de Janeiro de 2025
facebook twitter instagram youtube

BRASIL Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024, 09:05 - A | A

02 de Dezembro de 2024, 09h:05 - A | A

BRASIL / DE VOLTA PRA CASA

Reino Unido deportou mais de 600 brasileiros em voos "secretos", diz jornal

Número de brasileiros deportados do país é recorde, disse publicação do "The Guardian"

Jamil Chade, Manuela Rached Pereira
e Luccas Luce
do UOL São Paulo



Mais de 600 brasileiros, incluindo 109 crianças, foram deportados "secretamente" do Reino Unido em três aviões do governo, entre agosto e setembro deste ano, segundo divulgado pelo jornal britânico The Guardian.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro afirma, porém, que o caso não se trata de deportações, mas de "retorno voluntário ao Brasil" proposto por "iniciativa britânica".

De acordo com apuração do The Guardian, é a primeira vez que o governo britânico deporta crianças e tantas pessoas de uma mesma nacionalidade em voos do tipo.

Reino Unido classificou as deportações como voluntárias e afirmou que está intensificando medidas contra a migração ilegal. Segundo apurado pelo jornal, no grupo de brasileiros deportados, estavam pessoas com vistos vencidos no país. Já as crianças eram parte de famílias que viviam ilegais do país e muitas já estavam matriculadas em escolas britânicas.

Itamaraty reforça que voos fazem parte de "decisão voluntária" de brasileiros. "O Reino Unido propôs organizar voos de retorno voluntário ao Brasil, por companhias aéreas comerciais, para brasileiros inscritos no Programa de Retorno Voluntário (VRS, em sua sigla em inglês), mantido pelo "Home Office" do país. A iniciativa oferece passagens aéreas para os migrantes que desejam retornar a seus países de origem, além de auxílio financeiro para se restabelecer em suas cidades natais", informou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

"O processo de retorno voluntário proposto pelo Reino Unido coaduna-se com os princípios da assistência consular brasileira que, em casos específicos, também financia a viagem de brasileiros em situações de desvalimento no exterior. (...) O consentimento brasileiro ao programa baseia-se no requisito de que a participação dos nacionais é voluntária e poderá ser revisto, a qualquer tempo, caso esses termos sejam alterados", disse o Itamaraty, em nota enviada ao UOL.

O The Guardian apurou, por meio de dados mapeados via lei de acesso à informação do país, que 411 brasileiros, incluindo 73 crianças, foram retirados do país nos dias 9 e 23 de agosto. Já em 27 de setembro, foram 218 pessoas, entre as quais 36 eram menores.

O número, divulgado pelo governo britânico na última quinta-feira (28), representa um aumento de 16% na quantidade de pessoas deportadas, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o The Guardian, a maioria (6.247) eram "regressos voluntários" e, "embora o governo esteja interessado em enaltecer o número de deportados, não divulgou que o destino dos voos históricos era o Brasil".

CLIQUE AQUI e continue lendo em UOL

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia