Cuiabá, 25 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020, 17:01 - A | A

20 de Janeiro de 2020, 17h:01 - A | A

CIDADES / VACINAÇÃO SERÁ RETOMADA

 Após atrasos no abastecimento, mais de 230 mil doses da Pentavalente serão aplicadas em MT

Ana Adélia Jácomo
Única News



Os postos de saúde de Mato Grosso devem ter regularizado o abastecimento das vacinas pentavalente até o final desta semana. O Ministério da Saúde informou nessa segunda-feira (20) que o país já começa a receber as 1,7 milhão de doses que estavam em atraso.

Ocorre que desde julho do ano passado, o repasse por parte do Governo Federal tem sido irregular, o que fez com que Mato Grosso registrasse um déficit, relativo do ano de 2019, na ordem de 238.038 doses.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) afirma que recebeu, até a última semana, 37.900 doses da vacina. De acordo com levantamento da Gerência Estadual do Programa de Imunização da SES-MT, em 2019, Mato Grosso recebeu um total de 121.962 doses da vacina pentavalente, sendo que a meta estadual para o ano todo era de 360.000 doses da vacina.

“O Ministério da Saúde informou que adquiriu vacinas suficientes para regularização da situação e, neste ano, fará ações para a recuperação dos não vacinados nos últimos sete anos”.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que houve desabastecimento da vacina por conta de problemas com o laboratório fabricante.  "Em alguns dias, todos os municípios terão em suas unidades, nos postos de saúde, o restabelecimento da pentavalente. Essa vacina dá uma segurança muito importante para a saúde das crianças", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

A vacina é essencial para proteger crianças contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta). O esquema vacinal prevê três doses da vacina: aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses de vida.

A orientação do Ministério da Saúde aos municípios é que seja priorizada a regularização das cadernetas de vacinação das crianças assim que os estoques voltarem à normalidade. Receber as três doses é fundamental para o sistema imunológico produzir os anticorpos necessários à proteção das doenças.

Entenda a situação

O Brasil compra a vacina pentavalente via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), pois não existe laboratório produtor no país.

Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mundo.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia