Cuiabá, 27 de Setembro de 2020

CIDADES
Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020, 17h:33

COMBATE À COVID-19

Após resultado positivo com barreiras sanitárias, VG implanta ‘blitz médicas’ nos bairros

Única News
Da redação

(Foto: Secom/VG)

A Prefeitura de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) adotou nova estratégia para combater a Covid-19, implantando bloqueios por regiões ou bairros que apresentaram maior incidência de casos da doença, segundo o 5º Informe Epidemiológico.

O projeto “Plano de Ação – Várzea Grande contra a Covid-19” começou a funcionar nesta quarta-feira (5) e até amanhã, das 8h às 17h, a equipe da prefeitura estará em frente à Clínica de Atenção à Família, região do Grande Parque do Lago, fazendo blitz com consultas médicas, exames e medicamentos.

Já na sexta-feira e sábado (7 e 8), a blitz será realizada no bairro José Carlos Guimarães, das 8h às 17h. A população com primeiros sintomas poderá procurar atendimento.

A prefeita do município, Lucimar Campos, acompanhou os primeiros atendimentos e afirmou que o objetivo é não deixar que falte os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos juntos, unidos buscando enfrentar um adversário que não escolhe cor, raça, religião, condição financeira e que já está próximo de 19 milhões de pessoas no mundo e de 700 mil óbitos, portanto, os funcionários da saúde de uma maneira em geral e os gestores públicos tem que se redobrar junto com a população para buscar uma solução definitiva para a pandemia da COVID-19”, disse Lucimar Campos.

De acordo com o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, o novo plano de contingência da prefeitura, contra o coronavírus nos bairros, está sendo coordenado pela equipe de Saúde. Ele ainda destacou que nos casos das localidades que não possuem o serviço de atenção básica, como é o caso do bairro José Carlos Guimarães, será montada uma estrutura para a realização de testes rápidos, vacinação de H1N1, serviço de tele consulta médica e orientação em geral.

Ele cita que a ideia de montar essas estruturas em bairros para atender a população foi devido ao número positivo das barreiras sanitárias, realizadas em julho, nas estradas da cidade.

“O resultado de todo esse trabalho será importante, pois levaremos à população serviços médicos, orientações, testes rápidos, medicamentos e todo atendimento necessário para se evitar e conter a propagação da Covid-19. É uma determinação da prefeita Lucimar, que os serviços atinjam o maior número possível de pessoas”, disse o secretário.

O morador do bairro Cristo Rei, Cristiano Pereira, ficou sabendo da ação e procurou atendimento no projeto juntamente com sua esposa. Ele disse que ela testou positivo para Covid-19 e que ele também fez o teste.

“Graças a Deus deu negativo, agora teremos maior cuidado em casa. Também estava preocupado, pois sou eu quem faz as compras para minha mãe que já é idosa e não quero transmitir o vírus para as pessoas que amo”, comentou.

A equipe é composta por agentes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e funcionários das secretarias municipais de Governo e Saúde estão instalados na Avenida Julião de Brito, em frente a Clínica de Atenção a Família, região do Grande Parque do Lago.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE