07 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2020, 10:24 - A | A

09 de Janeiro de 2020, 10h:24 - A | A

CIDADES / TSUNAMI DOS RIOS

'Cabeça d’água' atinge cachoeira em Mato Grosso e impressiona banhistas; veja imagens

Vithória Sampaio
Única News



Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento impressionante em que o fenômeno meteorológico “cabeça d'água” ou “tromba d’água” atingiu a cachoeira Serra Azul, em Rosário Oeste (a 133km de Cuiabá), na tarde dessa quarta-feira (8). Haviam banhistas no local, mas não houve feridos.

A “cabeça de água” ou “cabeça d'água” é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio. Elas costumam acontecer quando chove na cabeceira (nascente) de um rio, ampliando rapidamente seu fluxo. O nível das águas pode subir vários metros em poucos segundos, como uma espécie de “tsunami dos rios”.

As chances de ocorrência aumentam no período chuvoso, que em boa parte do país, coincide com o verão. Os primeiros sinais são a mudança da cor da água, que fica mais suja e o aumento da presença de galhos e folhas na água.

O fenômeno é um risco para banhistas. O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados necessários, como: não entrar em rios e lagos quando estiver chovendo; procurar locais seguros, como ilhas e margens, quando começar a chover; não entrar na água para nadar, nem com embarcações, em caso de temporais; e usar equipamentos de segurança em locais de risco, como coletes salva-vidas.

Veja os vídeos:

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia