Por JOSÉ LUÍS LARANJA/Secretaria de Comunicação
Por Marcos Lopes/ALMT Baixar imagem

A 6ª edição do projeto Assembleia Itinerante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso começou na manhã desta sexta-feira (18) com o curso de capacitação para formação de profissionais de saúde e educação de dez municípios da região do médio-norte mato-grossense.
Cerca de 160 participantes marcaram presença na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) com ações do projeto divididas em assistência social, formação intelectual e formação política.
Na parte de assistência social, foram oferecidos serviços de orientações e prestação de serviços para a comunidade, desenvolvido em local público. Para a formação intelectual, houve cursos, palestras e oficinas com o objetivo de exercício de participação cidadã.
Durante a ação, os participantes tiveram a oportunidade de integrar oficinas voltadas para agentes de saúde e profissionais de educação infantil, com o tema “Criança é presente. A criança pequena como sujeito de direitos”.
Segundo a presidente da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar/Cuiabá, Suzi Costa, o projeto tem como objetivo desenvolver ações voltadas para agentes de saúde e profissionais de educação infantil para que possam ser cada vez mais agentes de transformação.
“Juntos podemos discutir e apresentar propostas de melhorias em seus trabalhos, bem como poder participar de palestras e oficinas que contribuam com a formação profissional”, disse ela.
De acordo com o superintendente da Presidência da Assembleia Legislativa, Ildefonso Taques, o público-alvo do projeto são os profissionais com perfil multiplicador. “A Assembleia Itinerante tem o propósito de levantar todas as demandas necessárias de que a população precisa, e esses cursos são importantes para mostrar o potencial que as pessoas possuem, através da capacitação da educação e saúde”, apontou ele.
Conforme Taques, foram oferecidas 200 vagas, distribuídas aos municípios participantes da região de Diamantino, sendo 100 vagas para a educação infantil e 100 vagas para profissionais da saúde.
Durante os cursos, a proposta de trabalho foi organizada em três momentos, com o primeiro deles voltado para o desenvolvimento de atividades para a integração dos grupos saúde e educação, por meio de ginástica laboral e de dinâmica “quebra-gelo”, seguida de uma palestra com o tema “Criança é Presente! A criança pequena como sujeito de direitos”.
Por Marcos Lopes/ALMT Baixar imagem

O segundo momento contou com discussões e contribuições para a elaboração de uma carta aberta para a Assembleia Legislativa. E, por último, aconteceu o desenvolvimento de temáticas específicas para cada classe de profissionais, a partir do tema “Humanizar e humanizar-se no atendimento materno-infantil”. O público-alvo foram os agentes de saúde, com o objetivo de motivá-los ao trabalho, dando ênfase à importância desses profissionais nas ações de atenção básica à saúde, em especial no atendimento e acolhimento humanizado materno-infantil.
“São propostas que visam à melhoria nas condições de trabalho dessa classe, proporcionando um trabalho de atendimento de qualidade mais humanizado ao usuário do SUS”, lembrou Suzi Costa.
Confira a programação da AL Itinerante:
Na sexta-feira (18), das 8h às 17h, cursos de formação para professores da educação básica e agentes de saúde.
Às 16h, reunião entre deputados estaduais, prefeitos e vereadores na Câmara Municipal de Diamantino. Já às 19h, acontece a sessão itinerante, também na Câmara Municipal.
No sábado (19), das 8h às 14h, Mutirão da Cidadania, na Escola Estadual Serra Azul, localizada na rua das Pitombeiras, sem número, bairro Novo Diamantino.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3